Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia

11 dez 2025 - 17h55

Os preços do petróleo caíram nesta quinta-feira, com os investidores voltando seu foco para as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia e não vendo nenhuma consequência dos ataques de drones ucranianos ou da apreensão de um petroleiro sancionado pelos Estados Unidos na costa da Venezuela.

Os contratos futuros do petróleo Brent caíram 1,49%, para fechar a US$61,28 por barril.

Publicidade

O petróleo West Texas Intermediate caiu 1,47%, para fechar a US$57,60 por barril.

"Houve um pouco de apoio após as notícias sobre os ataques de drones", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group. "Mas parece haver algum movimento em um possível caminho para a paz entre Rússia e Ucrânia. Isso tirou o apoio do mercado."

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quinta-feira que uma visita a Moscou neste mês pelo enviado dos EUA, Steve Witkoff, havia resolvido os mal-entendidos entre os dois países.

Lavrov acrescentou que Moscou entregou as propostas da Rússia sobre garantias de segurança coletiva a Washington.

Publicidade

Os contratos de referência ficaram mais altos um dia antes, depois que os EUA disseram que apreenderam um navio petroleiro na costa da Venezuela, uma vez que a escalada das tensões entre os dois países levantou preocupações sobre interrupções no fornecimento.

"Até o momento, a apreensão não chegou ao mercado, mas uma nova escalada imporá grande volatilidade aos preços do petróleo", disse Emril Jamil, analista sênior de petróleo da LSEG.

"O mercado permanece no limbo, de olho no progresso do acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia."

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações