Em um movimento decisivo para destravar a assinatura do acordo comercial com o Mercosul, a Comissão Europeia convocou uma reunião ministerial informal para esta quarta-feira, 7, em Bruxelas, informou o representante do Chipre, detentor da presidência da União Europeia (UE).
O encontro reunirá os Comissários Christoph Hansen (Agricultura), Maroš Šefcovic (Comércio) e Oliver Várhelyi (Saúde e bem-estar animal) com os 27 ministros da Agricultura do bloco. A reunião, coorganizada pela presidência cipriota do Conselho da UE tem como foco central endereçar as preocupações do setor agrícola que ainda travam o tratado.
A presença simultânea dos chefes das pastas de Comércio, Agricultura e Saúde sinaliza uma tentativa de abordagem integrada para superar as resistências de países como França e Itália. A pauta oficial inclui discussões sobre decisões futuras relativas ao sistema orçamentário e de receitas de longo prazo da UE.
Nos bastidores, esse tópico está diretamente atrelado à criação de mecanismos financeiros, como o fundo de compensação de € 1 bilhão, desenhado para mitigar eventuais impactos negativos do acordo sobre os agricultores europeus e garantir que a agricultura permaneça um setor prioritário na política do bloco.
A expectativa é que, ao oferecer garantias sobre o orçamento de longo prazo e salvaguardas sanitárias, a Comissão consiga o sinal verde político necessário para formalizar o pacto com o bloco sul-americano ainda em janeiro deste ano. A reunião desta quarta-feira deve servir também para alinhar questões sanitárias e fitossanitárias, um ponto sensível utilizado por opositores do acordo que exigem "espelhamento" de normas ambientais e de saúde para produtos importados do Mercosul.
O encontro vai ocorrer após a porta-voz da UE, Paula Pinho, confirmar que houve "progresso nas discussões" nas últimas duas semanas e que a assinatura deve ocorrer "em breve", apesar do adiamento da data inicial de 20 de dezembro.