O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta quarta-feira, 7, que sua pasta está implementando uma medida do presidente Donald Trump que visa reduzir o custo para financiamento de veículos no país.
"O Tesouro está implementando a política 'Sem Imposto sobre Juros de Empréstimos de Carros Americanos'", disse Bessent em uma postagem no X. "Para veículos novos montados nos EUA adquiridos entre 2025 e 2028, os contribuintes elegíveis poderão deduzir até US$ 10 mil por ano em juros de empréstimos de automóveis, seja detalhando deduções ou usando a dedução padrão", acrescentou.
Treasury is implementing President Trump's No Tax on American Car Loan Interest, putting money back in the pockets of working and middle-class families. For new U.S.-assembled vehicles purchased in 2025-2028, eligible taxpayers can deduct up to $10,000 per year in auto loan… pic.twitter.com/jO0kNNCNOd
— Treasury Secretary Scott Bessent (@SecScottBessent) January 7, 2026
A medida é uma das promessas do governo Trump feitas no ano passado e focadas em reduzir o custo de vida dos cidadãos norte-americanos. O Departamento do Tesouro e o Serviço de Receita Federal (IRS) estão atualmente elaborando diretrizes para esclarecer como a dedução funcionará, garantindo que os contribuintes compreendam os requisitos de elegibilidade e os benefícios.
"Essa dedução ajuda a reduzir os custos mensais e torna a posse de um carro mais acessível quando as famílias mais precisam. A redução de impostos também apoia os trabalhadores americanos, aplicando-se exclusivamente a veículos montados nos EUA, fortalecendo a manufatura nacional", concluiu.
Mais cedo, Trump anunciou em sua rede social, a Truth, outra medida voltada a famílias de classe média. O presidente americano afirmou que está tomando medidas imediatas para proibir que grandes investidores institucionais comprem mais "casas unifamiliares" e que pedirá ao Congresso para confirmar isto.