'Índice da pizza' previu ataque dos EUA à Venezuela? Entenda teoria que viralizou nas redes

Teoria viraliza nas redes sociais sempre que ocorre um evento internacional de grande escala envolvendo os Estados Unidos

4 jan 2026 - 10h37
(atualizado às 11h09)
Resumo
A teoria do "índice da pizza" sugere que picos em pedidos de pizza próximos ao Pentágono indicam eventos geopolíticos iminentes envolvendo os EUA, como o recente ataque à Venezuela, causando debates e análises nas redes sociais.
Teoria do 'Índice da pizza' voltou a ganhar força nas redes sociais após ataque dos EUA à Venezuela
Teoria do 'Índice da pizza' voltou a ganhar força nas redes sociais após ataque dos EUA à Venezuela
Foto: Getty Images

As pizzarias de Washington podem estar antecipando as crises geopolíticas? É o que sugerem os defensores do chamado 'Índice da pizza', uma teoria que viraliza nas redes sociais sempre que ocorre um evento internacional de grande escala envolvendo os Estados Unidos, como o recente ataque à Venezuela.

A lógica por trás da ideia é simples: antes de qualquer ataque americano, funcionários do Pentágono costumam fazer hora extra, o que leva a um pico nas encomendas de comida, especialmente de pizzas, nas redondezas da capital. 

Publicidade

A teoria tem grande apelo nas redes sociais, com fóruns ativos no Reddit e até uma conta no X, chamada Pentagon Pizza Report, que tem quase 300 mil seguidores. Essa conta monitora, entre outros dados, a atividade de pizzaria próxima ao Departamento de Defesa dos EUA e alerta quando há um volume anormal de pedidos. 

Foi justamente o que aconteceu na madrugada de sábado, 3, segundo o perfil, com um pico nas encomendas da Pizzato Pizza registrado pouco antes do fechamento da loja e durante a ofensiva dos Estados Unidos.

Às 11h47 do sábado (horário dos EUA), momentos depois da ofensiva israelense, quase todas as pizzarias próximas ao Pentágono experimentaram um "grande" aumento na atividade, segundo publicação na conta.

Padrões de consumo durante crises geopolíticas

Além dos funcionários do Pentágono, o "Pentagon Pizza Report" constata que funcionários do Departamento de Estado e da Casa Branca permanecem no escritório até tarde da noite sempre que ocorre um grande evento envolvendo os Estados Unidos no cenário internacional. Isso leva a um aumento nos pedidos de comida para viagem em Washington e arredores.

Publicidade

Embora longe de ser científico, o "índice pizza" não é algo "inventado pela internet". De acordo com o site especializado em gastronomia The Takeout, as pizzarias próximas ao Pentágono também ficaram muito mais movimentadas do que o normal durante o ataque com mísseis de Israel ao Irã em 2024, já que há "uma infinidade de restaurantes de fast-food no complexo do Pentágono, mas nenhuma pizzaria".

As entregas de pizza ao Pentágono também teriam dobrado pouco antes da invasão americana ao Panamá, em dezembro de 1989, e aumentado novamente antes da Operação Tempestade no Deserto, contra o Iraque, em 1991. O índice também já foi citado na época da invasão norte-americana de Granada, nos anos 1980.

Fonte: Portal Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações