A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk está lançando seu comprimido Wegovy, de dose única diária, nos Estados Unidos nesta segunda-feira, oferecendo doses de 1,5 mg e 4 mg a US$149 por mês para pacientes que pagam por conta própria, em um mercado de medicamentos para perda de peso altamente competitivo.
A pílula foi aprovada pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA na sigla em inglês) dos EUA no mês passado, uma vantagem para a Novo Nordisk, que busca recuperar o terreno perdido para a rival norte-americana Eli Lilly . A Lilly aguarda a aprovação nos EUA de sua pílula para perda de peso, possivelmente em março.
O comprimido Wegovy pode atrair novos consumidores, já que a Novo busca revitalizar seus negócios após alertas de lucros e queda nas ações no ano passado. O comprimido oferece mais flexibilidade e uma alternativa para aqueles que não gostam de medicamentos injetáveis.
As ações da fabricante dinamarquesa de medicamentos subiam cerca de 4%.
Uma parte fundamental do sucesso da pílula será atrair consumidores que pagam em dinheiro e que não podem obter cobertura de seguro, uma mudança radical em relação ao modelo de negócios dominante, em que o preço dos medicamentos é gerenciado por meio de planos de saúde.
A dose baixa de 1,5 mg é a dose inicial do comprimido Wegovy, que é composto por semaglutida, o mesmo ingrediente ativo encontrado em seus tratamentos injetáveis de grande sucesso para perda de peso e diabetes, comercializados sob as marcas Wegovy e Ozempic.
A Novo também oferece a dose inicial de 1,5 mg para seu medicamento oral semaglutida para diabetes tipo 2, vendido como Rybelsus.