Totem de autoatendimento aumenta tíquete médio de franquias em 30%

Soluções de autoatendimento podem diversificar os canais de pedidos e impulsionar as vendas sugestivas em até 15%

3 nov 2025 - 10h53
Resumo
Soluções de autoatendimento, como totens, aumentam o tíquete médio de franquias em 30%, diversificam canais, reduzem erros e melhoram a eficiência, impulsionando as vendas e a experiência do cliente.
Foto: Freepik

O setor de franquias segue em expansão no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o segmento faturou R$ 69,9 bilhões no segundo trimestre de 2025, registrando alta de 14,2%. Entre os setores que tiveram esse desempenho positivo, podemos citar os de alimentação e foodservice. Dentro deste mercado, soluções de autoatendimento podem aumentar o tíquete médio em até 30%, diversificar os canais e impulsionar as vendas sugestivas em até 15%.

Segundo Isaac Paes, CMO da Goomer, empresa de soluções digitais no setor de food service, a tecnologia de cardápios digitais e autoatendimento tem ajudado as redes de franquias a superar alguns gargalos operacionais. 

Publicidade

“O modelo de totem de autoatendimento foi pensado para atender necessidades específicas das franquias, eliminando erros de pedido, filas longas no caixa e falta de venda de opcionais. Além de otimizar o fluxo de atendimento, contribui para aumentar o consumo por mesa e manter a padronização entre unidades”, afirma.

Por que implementar a tecnologia de cardápio digital em franquias?

Economia, sustentabilidade e padronização do atendimento, independentemente da quantidade de lojas e de suas localizações, são vantagens que ganham destaque nos cardápios inteligentes. Esses benefícios valem para todos os modelos de cardápio digital, do QR Code ao totem de autoatendimento.

No caso do totem de autoatendimento, a mudança é estrutural. O equipamento pode ser instalado diretamente no balcão, dispensando a necessidade de um ponto fixo e reduzindo a dependência de operadores de caixa. A automatização permite ainda realocar os funcionários para outras etapas do atendimento como recepção de clientes e entrega de pedidos, aumentando a eficiência e melhorando a experiência dos consumidores.

No mercado, existem diferentes modelos de totens, cada um com especificações próprias. Alguns suportam integração com qualquer modelo de menu digital e outros funcionam exclusivamente em conjunto com determinados sistemas ou menus. Essa diferenciação impacta diretamente a escolha do equipamento, já que influencia tanto a flexibilidade de uso quanto o nível de investimento necessário para a implementação.

Publicidade

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se