Como a ansiedade atrapalha a comunicação

A ansiedade afeta nossa comunicação diária, mas podemos aprender a superá-la.

9 out 2023 - 21h01

A ansiedade pode ter um impacto significativo na comunicação, tornando-a mais difícil e menos eficaz. Isso ocorre devido a uma série de fatores que estão relacionados à resposta de "luta ou fuga" do corpo diante de situações estressantes. Aqui estão alguns dos porquês pelos quais a ansiedade atrapalha a comunicação e como lidar com cada um deles, com ênfase em técnicas de relaxamento e oratória:

Bloqueio mental:

Publicidade

Porquê: A ansiedade pode levar a um bloqueio mental, onde a pessoa fica nervosa e incapaz de articular seus pensamentos de forma clara.

Como lidar: Pratique a respiração profunda para acalmar os nervos. Antes de falar em público ou em situações estressantes, faça exercícios de relaxamento, como meditação ou yoga. Além disso, prepare-se bem, organize seus pensamentos com antecedência e faça um esboço do que você deseja comunicar.

Fala acelerada:

Porquê: A ansiedade pode acelerar a frequência cardíaca e fazer com que a pessoa fale rapidamente, tornando difícil para os outros acompanharem.

Publicidade

Como lidar: Pratique a fala consciente, falando devagar e pausadamente. Use técnicas de oratória, como o uso de pausas para enfatizar pontos importantes. Treine em frente ao espelho para ajustar seu ritmo e entonação.

Falta de contato visual:

Porquê: Pessoas ansiosas podem evitar o contato visual, o que pode fazer com que os outros percebam falta de confiança ou sinceridade.

Como lidar: Treine gradualmente a manter o contato visual durante a conversa. Comece praticando com amigos ou familiares e aumente gradualmente o tempo. Lembre-se de que o contato visual é uma parte importante da comunicação eficaz.

Medo de julgamento:

Porquê: A ansiedade frequentemente está relacionada ao medo de ser julgado ou criticado, o que pode fazer com que a pessoa evite se comunicar ou expor suas ideias.

Publicidade

Como lidar: Trabalhe na construção da autoestima e da autoconfiança. Pratique a aceitação de que nem sempre você agradará a todos. Lembre-se de que todos cometem erros, e o julgamento dos outros nem sempre é preciso. Foque em melhorar a si mesmo e suas habilidades de comunicação.

Dificuldade em ouvir ativamente:

Porquê: A ansiedade pode distrair a pessoa, tornando-a menos capaz de ouvir atentamente o que os outros estão dizendo.

Como lidar: Pratique a atenção plena para se manter presente no momento. Ao se comunicar, faça perguntas para esclarecer informações e demonstre interesse genuíno pelo que os outros têm a dizer.

Insegurança na expressão de ideias:

Porquê: A ansiedade pode fazer com que a pessoa sinta que suas ideias não são dignas de serem compartilhadas, o que pode inibir a comunicação eficaz.

Publicidade

Como lidar: Trabalhe na construção da autoconfiança e na valorização de suas ideias. Lembre-se de que suas opiniões têm valor. Pratique a expressão de suas ideias em um ambiente seguro, como um grupo de apoio ou com um amigo de confiança.

A ansiedade pode prejudicar a comunicação de várias maneiras, mas com prática e técnicas de relaxamento, é possível superar esses obstáculos. O autoconhecimento, o treinamento em oratória e a construção da autoconfiança desempenham papéis fundamentais na melhoria da comunicação em situações de ansiedade.

Fonte:

https://thespeaker.com.br/como-a-ansiedade-atrapalha-a-comunicacao/

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações