91% dos consumidores desistem de compra após avaliação negativa

A pesquisa ainda aponta que 3 em cada 4 consumidores confiam nesses comentários para avaliar a qualidade de produtos e serviços

26 nov 2025 - 06h15
Resumo
Pesquisa revela que 91% dos consumidores desistem de comprar após avaliações negativas, e 76% consideram os comentários essenciais para avaliar a qualidade de produtos e serviços no varejo digital.
Foto: Freepik

A confiança se consolidou como o ativo mais valioso do varejo digital. Segundo a pesquisa Ecommerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 91% dos consumidores já desistiram de uma compra após ler uma avaliação negativa e 76% afirmam que os comentários são essenciais para medir a qualidade de um produto ou serviço.  

"Os dados mostram que, no digital, a confiança visual e social é tudo. Investir em boas descrições, fotos realistas, vídeos demonstrativos e avaliações reais dos consumidores não é um extra, é parte essencial da estratégia de conversão”, explica Mahara Mahara Scholz , diretora de Revenue da Octadesk.

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De acordo com ela, as avaliações atestam a reputação de quem vende online, o que demanda atenção e estratégia dos lojistas, ainda mais em período de grande movimento como a Black Friday.  A insegurança com a compra ainda é um grande freio para esse  crescimento, especialmente quando o consumidor não pode tocar, experimentar ou ver o produto de perto. 

“Nossa pesquisa mostrou que 85% já deixaram de comprar online por medo do produto não servir ou não ser do tamanho certo, e 84% desistiram da compra receosos de que o item não fosse como descrito”, finaliza Mahara.

O E-commerce Trends 2026 ouviu mais de 2000 consumidores, com idade acima de 18 anos, sendo de diferentes regiões, classes sociais e faixas etárias. Todos os entrevistados realizaram pelo menos uma compra nos últimos 6 meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. 

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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