URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

6 golpes online para não cair no Dia das Mães

Perito digital ensina como se proteger ao fazer compras pela internet

7 mai 2024 - 18h03
(atualizado às 19h06)

O Dia das Mães é conhecido por ser uma das datas comemorativas que mais movimenta o setor varejista. No período, muitos consumidores realizam compras em shoppings, lojas físicas e, principalmente, no ambiente online. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, a expectativa é de que cerca de 128 milhões de consumidores adquiram presentes para celebrar a data em 2024.

Golpes online aumentam durante o Dia das Mães
Golpes online aumentam durante o Dia das Mães
Foto: Surasak_Ch | Shutterstock / Portal EdiCase

No entanto, assim como as vendas aumentam, o número de golpes na internet segue a mesma projeção. Segundo Wanderson Castilho, perito digital e CEO da Enetsec, a praticidade em realizar compras em poucos cliques, aliada a emoção da vítima, faz com que tudo fique mais confortável para o cibercriminoso aplicar o seu golpe.

Publicidade

"O apelo emocional em datas comemorativas facilita a ação dos fraudadores. Eles sabem como agir, e em qual momento agir; por isso, é importante se atentar aos pequenos detalhes no momento de sua compra, e garantir que ela seja, no mínimo, segura", alerta o especialista.

Para você evitar cair em fraudes e aproveitar o Dia das Mães sem problemas, Wanderson Castilho destaca os principais golpes deste período. Confira!

1. Roubo de dados

Esse golpe é muito comum, os cibercrimonosos induzem a vítima a clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS e até WhatsApp. Com isso, os golpistas conseguem instalar um software malicioso em celulares e pescar os dados bancários. Esses golpes também incluem outras maneiras de enganar as vítimas, como atrair para sites fraudulentos, sempre com a finalidade de obter os dados financeiros.

2. Promoções tentadoras

Nesse período é muito comum observar anúncios com promoções, e algumas com preços abaixo do mercado em até 40%. Assim, o perito digital alerta desconfiar sempre de promoções exorbitantes, elas tendem a ser irreais. 

Publicidade

3. Vendedores falsos em marketplaces

Em plataformas de venda online, como marketplaces, golpistas podem criar perfis falsos para vender produtos inexistentes ou de má qualidade. Por isso, certifique-se de verificar a reputação do vendedor e ler as avaliações de outros compradores antes de efetuar uma compra.

Golpistas utilizam lojas online falsas para roubar dados
Foto: Gorodenkoff | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Lojas falsas

O especialista explica que o Instagram é uma rede com muitos usuários ativos, sendo assim, uma ótima ferramenta para anunciar serviços e produtos à venda. No entanto, se tornou mais um espaço para os golpistas. "Eles utilizam para anunciar ofertas falsas, que podem levar a roubo de dinheiro, dados e até outras ameaças", pontua Wanderson Castilho.

5. Vale-presente

Nesse golpe, o perito digital explica que os golpistas enviam e-mails e mensagens por SMS oferecendo vales-presente ou descontos para lojas online bem populares e conhecidas. O texto pede que a vítima clique em um link para resgatar o brinde ou desconto, mas leva a um site suspeito que coleta informações pessoais e dados financeiros.

6. Boleto falso

Além do PIX, os boletos bancários são uma alternativa muito buscada para o pagamento de compras online, e é exatamente aqui que os golpistas aproveitam. Neste golpe, os criminosos fraudam os documentos e enviam ao consumidor como se fosse verdadeiro, recebem o dinheiro e não enviam a encomenda.

Publicidade

Como se proteger de golpes?

Para evitar estes problemas, Wanderson Castilho explica como garantir uma compra segura na internet. Veja:

  • Antes de realizar qualquer compra no ambiente online, utilize a técnica dos 3P: Pare, Pense e Pesquise;
  • Dê preferência aos sites conhecidos e cheque se o endereço realmente é verdadeiro;
  • Cuidado com seus dados pessoais. Não os forneça para qualquer um que se identifique como empresa;
  • Ao receber ofertas por e-mail ou mensagens, não clique.  Vá até o site original para ver se a promoção realmente existe;
  • Prefira o uso de cartão virtual temporário, que só pode ser usado em uma operação;
  • Utilize senhas fortes, com pelo menos 8 caracteres, alternando letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais;
  • Se procurado por WhatsApp por algum número desconhecido, mesmo que com uma foto familiar, busque contatar a pessoa, de preferência ligando no telefone.

Por Luana Farias e Redação EdiCase

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações