A farmacêutica alemã Merck comemora 50 anos de sua produção em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A unidade é responsável pela produção de Glifage (metformina), medicamento mais vendido do Brasil em unidades há cinco anos, e pilar fundamental no tratamento do diabetes no programa Farmácia Popular.
Ao longo de cinco décadas, a Merck tem priorizado investimentos para modernização da fábrica e desenvolvimento de seus colaboradores, consolidando sua relevância na produção nacional. Hoje, a fábrica carioca alia inovação às melhores práticas globais, com produção voltada principalmente ao mercado brasileiro, mas, também, à exportação para outros países da América Latina.
“Esses 50 anos de produção e desenvolvimento nacional são reflexo do nosso compromisso contínuo com a ciência e a saúde no Brasil, sempre investindo em tecnologia para oferecer soluções acessíveis e de qualidade à população”, afirma Ariovaldo Cruppe Jr., diretor industrial da fábrica.
A produção da Merck no Rio é responsável pela geração de mais de 500 empregos diretos e, só nos últimos três anos, recebeu aporte de cerca de R$ 100 milhões em modernizações. Para 2025, a previsão é de produzir mais de 4 bilhões de comprimidos.
Agora, a Merck tem fortalecido investimentos na prevenção e conscientização sobre o pré-diabetes, condição considerada estágio inicial da doença, que já requer intervenção no estilo de vida e, em alguns casos, tratamento medicamentoso.