As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira com os investidores comemorando o corte da taxa de juros pelo Federal Reserve.
O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou em alta de 0,5%, a 581,17 pontos, após um início de sessão contido em meio a preocupações renovadas com as elevadas avaliações de tecnologia após os planos de gastos com IA da gigante da computação em nuvem Oracle.
No STOXX 600, pelo menos 19 setores ficaram no azul, com o otimismo decorrente da reunião do Fed depois que o banco central dos Estados Unidos cortou os juros em 25 pontos-base. Entretanto, o banco central advertiu contra novas reduções no curto prazo até que haja mais clareza sobre o mercado de trabalho.
"Portanto, de certa forma, a mensagem foi um pouco 'hawkish'", disse Bas van Geffen, analista quantitativo do Rabobank, acrescentando que, apesar da projeção do Fed de mais um corte em 2026, "achamos que o Fed, na realidade, cortará mais."
Os investidores também veem uma probabilidade maior de que o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, se torne o próximo chair do Fed, um cenário que pode levar a mais reduções nos juros no próximo ano.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,49%, a 9.703,16 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,68%, a 24.294,61 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,79%, a 8.085,76 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,54%, a 43.702,01 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,72%, a 16.883,00 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,31%, a 7.993,87 pontos.