O prêmio da Mega da Virada 2025 será recorde, mas especialistas afirmam que todos os números têm a mesma chance de serem sorteados, sem vantagem em optar por mais comuns ou azarões, ressaltando que não existe fórmula secreta para ganhar.
A Mega da Virada sorteia neste ano um prêmio estimado em R$ 1 bilhão. Para tentar a sorte, os jogadores buscam nos resultados anteriores pistas para escolher suas apostas de forma mais assertiva. É comum, por exemplo, o apostador se questionar se vale mais a pena apostar nos números mais sorteados ou nos azarões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Terra consultou matemáticos e estatísticos para saber se há alguma dica nesse sentido. O concurso da Mega da Virada, que existe desde 2009, já realizou 16 edições, e, curiosamente, 10 números dos 60 possíveis nunca foram sorteados. Por outro lado, o número que mais apareceu é o 10, que foi sorteado em 5 das 16 edições realizadas.
Os números que ainda não foram sorteados são:
- 07,
- 08,
- 09,
- 13,
- 26,
- 28,
- 39,
- 44,
- 54
- e 60.
Já os mais sorteados, além do 10, são:
- O número 05, sorteado quatro vezes.
- Depois, o acaso fez os números 03, 11, 17, 20, 33, 34, 36, 51 e 58 terem sido sorteados três vezes cada.
- E também aparecem os números 02, 04, 18, 22, 35, 37, 38, 40, 41, 42, 53, 56 e 59 – que já foram sorteados duas vezes.
Quais escolher?
Cristiano Torezzan, doutor em matemática e professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, afirma que, do ponto de vista estritamente matemático, nem favorece nem atrapalha escolher entre os mais sorteados ou azarões.
“O globo de sorteio não lembra do passado. É o que chamamos em matemática de um sistema sem memória. Falar em “número quente” ou “frio” é o que se chama de falácia do jogador, que consistem em projetar um padrão onde só há aleatoriedade”, enfatiza Cristiano.
Gilcione Nonato Costa, professor de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai na mesma linha e ressalta que ao longo do tempo, essas discrepâncias entre os números mais e menos sorteados tendem a ficar desprezíveis, uma vez que a Mega é um sorteio honesto.
“Todos os números possuem as mesmas chances de serem sorteados e, por isso, a longo prazo, os números que no momento são os menos sorteados tendem a ser mais sorteados", disse. "Dessa forma, ao longo prazo poderíamos pensar em escolher os números ‘azarões’, mas isso não faz a menor diferença em qualquer sorteio específico, pois qualquer combinação possui a mesma chance de ser sorteada”.
Não existe fórmula secreta
Na Mega (incluindo a Mega da Virada), o mecanismo é:
- o sorteio escolhe 6 números dentre 60, sem repetição;
- há uma chance em 50 milhões de se acertar a sena.
Segundo os especialistas, isso vale para:
- “números que mais saíram”,
- “azarões”,
- sequência 01–02–03–04–05–06,
- qualquer combinação diferente que você imaginar.
Cristiano Torezzan lembra, no entanto, que há um pequeno detalhe racional, que em geral as pessoas ignoram: se muita gente joga sempre os mesmos números -- por exemplo: datas de nascimento, que são dezenas abaixo de 31, sequências que formam padrões bonitos no bilhete, múltiplos de 3, de 5 etc. --, isso não muda a chance de esses números serem sorteados.
Mas se essa combinação popular for sorteada, a chance de você dividir o prêmio com mais gente aumenta.
“Então, a única vantagem de apostar em números menos comuns é diminuir a chance de dividir o prêmio, mas não aumenta a chance de acertar os números", comenta. "Portanto, não existe fórmula secreta para número que sai mais. A única fórmula real é a das combinações, que diz que toda combinação de 6 números tem a mesma probabilidade, que é ínfima”.