Pedidos semanais de auxílio-desemprego caem de forma inesperada nos EUA

24 dez 2025 - 14h31

O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu inesperadamente na semana passada, ‌mas a taxa de desemprego provavelmente permaneceu alta ‌em dezembro devido à lenta contratação.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos Estados caíram 10.000 na semana encerrada em 20 de dezembro, para 214.000, ‍em dados ajustados sazonalmente, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam 224.000 pedidos para a última semana.

Publicidade

O ‌relatório foi divulgado um dia antes ‌do previsto devido ao feriado de Natal.

Os pedidos de seguro-desemprego têm apresentado volatilidade nas últimas semanas, em meio aos desafios de ajustar os dados às flutuações sazonais que antecedem o período de festas de fim de ano. O mercado de trabalho permanece em um cenário que economistas e formuladores de políticas descrevem como "sem contratações, sem demissões".

Embora a economia permaneça resiliente, com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo no ritmo mais acelerado dos últimos dois anos no terceiro trimestre, o mercado de trabalho praticamente estagnou. ‌A demanda e a oferta de mão de obra foram impactadas por tarifas de importação e pela repressão à imigração, afirmam economistas.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações