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Mais de 470 mil pessoas não reconheceram descontos, diz presidente do INSS

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14, órgão afirmou que todos vão receber ressarcimento

14 mai 2025 - 19h33
(atualizado às 20h59)
O presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção
O presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção
Foto: Reprodução/Youtube

Cerca de 473,9 mil pessoas informaram não ter reconhecido os descontos feitos em seus benefícios. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta quarta-feira, 14, durante coletiva de imprensa. 

Este é o primeiro dia em que os beneficiários do INSS que identificaram descontos irregulares podem comunicar o órgão. De acordo com o levantamento, até as 16h de hoje, 480.660 aposentados e pensionistas acessaram o sistema. Deste número, cerca de 98,6% pediram o ressarcimento.  

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De acordo com o presidente do órgão, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, não há uma data limite para a verificação e solicitação do reembolso. 

Fraude no INSS: mais de 473 mil pessoas não reconheceram descontos e 41 entidades foram contestadas
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“Tenham calma. Logicamente no primeiro dia há uma expectativa maior e todo mundo começou uma correria para poder acessar [os] aplicativos, acessar o 135, mas isso não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos que tenham um pagamento ou tenham um desconto indevido. Então, fiquem tranquilos a esse respeito”, afirmou Waller. 

Ainda segundo ele, 41 entidades não foram reconhecidas pelos beneficiários que identificaram os descontos irregulares. As instituições foram procuradas pelo INSS e terão o prazo de 15 dias úteis para comprovar o vínculo. Caso não seja justificado, elas vão ter que ressarcir os valores retirados indevidamente. 

“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, ele vai para a conta do tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na sua conta que ele recebe o benefício. Não informe nada a ninguém, não assine nada a ninguém, não abra link algum, não dê qualquer tipo de informação, tá certo?”, destacou Waller. 

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que passam por treinamento rigoroso, conseguem controlar as necessidades fisiológicas e possuem identificação própria

Alerta contra fraudes

O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou algumas informações para evitar possíveis fraudes. Durante a coletiva, ele frisou que as únicas formas de acessar o sistema são pelo aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135 ou pelo site da Previdência.

Não há nenhuma outra forma de contato. A Central de Atendimento 135 não liga pra ninguém. Ela não entra em contato com ninguém”, destacou. 

Agência do INSS no Rio de Janeiro
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

Como pedir o ressarcimento

Basta acessar o aplicativo ou o site "Meu INSS", com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o débito.

Ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.

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De acordo com o órgão, a partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. 

Fonte: Redação Terra
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