Lula comemora acordo Mercosul-UE e diz que é "dia histórico para o multilateralismo"

9 jan 2026 - 14h15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a aprovação do acordo ‌entre o Mercosul e a União ‌Europeia pelos Estados-membros da UE nesta sexta-feira e disse que é um "dia histórico para o multilateralismo".

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 
18/12/2025. REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 18/12/2025. REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

"Em um ‍cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio ‌internacional como fator para ‌o crescimento econômico, com benefícios para os dois blocos", disse Lula no X.

Publicidade

Os Estados-membros da União Europeia confirmaram nesta sexta-feira que uma ampla maioria deles apoia o acordo de livre comércio com o Mercosul, informou o Chipre, que detém a presidência rotativa da UE.

Em sua publicação no X, Lula disse ainda que o acordo representa a "vitória do diálogo, da negociação ‌e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se