O índice de ações de referência da Europa devolveu os ganhos iniciais e fechou em baixa nesta quinta-feira, pressionado pela liquidação do setor de tecnologia uma vez que os resultados da alemã SAP e da norte-americana Microsoft não impressionaram os investidores.
O índice pan-europeu STOXX 600 recuou 0,2%, para 607,14 pontos, com o setor de tecnologia caindo 2,8%, sua maior queda diária desde abril de 2025, quando os aumentos das tarifas dos Estados Unidos provocaram uma debandada nos mercados globais.
A SAP teve queda de 16% depois que suas previsões anuais de receita com nuvem não atenderam às expectativas do mercado. As ações da fabricante alemã de software empresarial registraram sua maior queda desde 2020.
Os investidores têm analisado os resultados das empresas de tecnologia em busca de pistas sobre como elas estão monetizando a inteligência artificial, após terem gasto bilhões no desenvolvimento dessa tecnologia nos últimos anos.
"Muito disso tem a ver com as orientações para o futuro e as preocupações sobre se poderemos ver o mesmo ritmo de crescimento daqui para a frente", disse Marija Veitmane, diretora de pesquisa de ações da State Street.
Em Wall Street, os investidores venderam ações da Microsoft e da ServiceNow depois que seus respectivos resultados também ficaram aquém das expectativas.
Ainda assim, Veitmane disse que os investidores não devem diversificar fora dos EUA e fora das ações de tecnologia, porque essa é uma área onde a lucratividade é incomparável.
A geopolítica também manteve os mercados em alerta, com o índice de volatilidade do STOXX subindo 2,3 pontos.
Os EUA ameaçaram atacar o Irã novamente e as preocupações com a interrupção do abastecimento da região rica em petróleo elevaram os preços do petróleo bruto em 3%, para máximas de seis meses. As ações europeias do setor de energia subiram 1,4%, ajudando a compensar algumas das quedas em outros setores.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,17%, a 10.171,76 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,07%, a 24.309,46 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,06%, a 8.071,36 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,14%, a 45.075,60 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,10%, a 17.589,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,22%, a 8.644,48 pontos.