Haddad: Tarifaço machuca um pouco, mas Brasil tem condições macroeconômicas de enfrentar

Ministro disse ainda que o governo pretende aprovar ainda este ano um corte linear de 10% dos benefícios fiscais infraconstitucionais

27 ago 2025 - 12h50
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 27, que as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos às exportações brasileiras vão afetar um pouco o Brasil. Ele ponderou, contudo, que o País tem condições de enfrentar esse tarifaço.

"Tem setores que exportam mais de 50% para lá, tem empresas que vão sofrer, mas, macroeconomicamente falando, o País tem condições de enfrentar", disse, exemplificando que há produtos cujos preços estão em queda, como o café. "Preço do café está caindo porque está aumentando oferta interna", afirmou, em entrevista ao UOL.

Publicidade

O ministro disse também que o governo pretende aprovar ainda este ano corte linear de 10% dos benefícios fiscais infraconstitucionais. "Pretendemos aprovar essa proposta que veio das duas Casas", disse, em referência à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Ele comentou ainda acreditar que o compromisso sobre garantir a compensação no projeto de lei que altera regras do Imposto de Renda, com a isenção para quem ganha até R$ 5 mil, será honrado.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se