A General Motors anunciou nesta quarta-feira um aporte adicional de R$3,5 bilhões em seu plano de investimentos no Brasil, que agora alcança R$10,5 bilhões até 2028.
Os recursos serão destinados à renovação do portfólio da Chevrolet, incorporação de novas tecnologias aos veículos produzidos e comercializados no Brasil, incluindo modelos híbridos, além da modernização das fábricas e da ampliação das capacidades de engenharia e manufatura.
"Este investimento amplia nossa capacidade de desenvolver e produzir veículos competitivos no Brasil, acelera a adoção de novas tecnologias e contribui para a formação de competências e empregos que serão essenciais para o futuro da mobilidade", disse o presidente da General Motors América do Sul, Thomas Owsianski, em nota à imprensa.
O novo montante se soma ao plano de R$7 bilhões anunciado em 2024 e será destinado principalmente às operações da companhia no Estado de São Paulo, afirmou a empresa.
O anúncio ocorre um dia após o Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovar a manutenção do cronograma de elevação das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos, mas estabelecer cotas adicionais de importação com alíquota zero para os eletrificados por um prazo de seis meses a partir de julho do ano que vem.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse que a medida do governo é contrária aos interesses dos trabalhadores, das fabricantes nacionais de veículos e das empresas brasileiras de autopeças.