Entenda como a IA impacta o atual mercado de pagamentos

A IA pode ser usada para automatizar tarefas, melhorar a experiência do cliente e detectar fraudes

4 jan 2024 - 06h10
Foto: Adobe Firefly

A Inteligência Artificial tem desempenhado um papel cada vez mais significativo no mercado de pagamentos, sendo impulsionada por fatores como o aumento da disponibilidade de dados, o desenvolvimento de novas tecnologias e o crescimento da demanda por pagamentos seguros e eficazes. 

Segundo o diretor executivo de TI da Adiq, Daniel Flores, a principal tecnologia que vem sendo utilizada é a Inteligência Artificial. Ele explica que a IA tem sido aplicada principalmente para automatizar tarefas, melhorar a experiência do cliente, detectar fraudes e aprimorar a análise de crédito.

Publicidade

"A utilização estratégica da Inteligência Artificial no mercado de pagamento está redefinindo a forma como processamos as transações, proporcionando agilidade, segurança e personalização", afirma.

De acordo com Daniel, a automatização de tarefas, especialmente no backoffice e processamento de pagamentos automatizados, tornou-se mais precisa com a implementação da Inteligência Artificial. 

Para ele a utilização da IA não apenas aprimora a precisão dos registros financeiros, reduzindo erros, mas também libera recursos humanos para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e relevantes para o negócio.

IA traz mais segurança?

A segurança desempenha um papel crucial na adoção da Inteligência Artificial, conforme destaca o diretor executivo de TI da Adiq. 

Publicidade

"Em um cenário no qual o Brasil realiza milhões de transações diariamente, essa nova tecnologia desempenha um papel fundamental na detecção de movimentações suspeitas. Desta forma, a Inteligência Artificial permite analisar padrões por meio do aprendizado de máquina e análise preditiva, contribuindo para a prevenção proativa de atividades fraudulentas, garantindo a segurança das transações eletrônicas", ressalta Daniel.

Outro destaque ressaltado pelo executivo de TI da Adiq é a valorização da experiência do consumidor. Ele explica que a Inteligência Artificial opera de maneira aprimorada para analisar o histórico de compras, gerenciar chatbots e personalizar ofertas de produtos e serviços. 

"A Inteligência Artificial está moldando novas fronteiras, criando soluções como as carteiras digitais e sistemas baseados em blockchain, proporcionando conveniência e segurança para os usuários", ressalta.

Desafios que o mercado de pagamentos enfrenta com a IA

Apesar do potencial transformador que a Inteligência Artificial traz ao mercado de pagamentos, ainda existem desafios. Daniel explica que os custos de desenvolvimento, a complexidade de implementação e possíveis vieses são os principais empecilhos para um avanço linear na utilização da IA no mercado de pagamentos. 

Publicidade

"É muito importante abordar as limitações que a Inteligência Artificial ainda tem em nosso segmento. Desta forma, garantimos uma aplicação compreensível para cada vez mais impulsionar o mercado de pagamentos no futuro", finaliza.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se