5 séries de TV que são inspiradoras para quem empreende

Histórias de superação e de sucesso são sempre uma boa fonte de inspiração. Especialmente na TV.

26 jun 2022 - 06h00

Com burocracia absurda e correntes políticas que consideram o empreendedor um vilão, não é uma tarefa fácil empreender em um país como o Brasil. Por isso, são sempre bem-vindas as histórias de superação que mostram esse universo. Especialmente se isso vier da TV.

“Há boas produções que proporcionam, além do entretenimento, aprendizado, de forma descontraída e divertida”, diz João Gabriel Chebante, especialista em Corporate Venture no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.

Publicidade

Para ajudar o empreendedor que tenta encontrar motivação em meio à maré contrária, Chebante escolheu cinco séries que considera inspiradoras para quem está começando a empreender ou já empreende.

O Sócio
O Sócio
Foto: History Channel

O Sócio

Do History Channel, a série conta a história de Marcus Lemonis, diretor geral de uma empresa multibilionária, que sai em busca de negócios de pequeno porte em crise. 

“Ele é conhecido por transformar os sonhos de empreendedores em realidade, ajudando a reerguer as empresas em situações de crise”, diz o especialista. “Com isso, ele investe seu dinheiro e aplica sua experiência para salvar estas empresas e com isso obter mais lucro. A série claramente mostra muitas técnicas de gestão e também de investimentos, para colocar em prática na vida real.” 

WeCrashed
Foto: Apple+ / Divulgação

WeCrashed

Tremendo sucesso na plataforma Apple+, é uma série considerada indispensável para empreendedores. 

Publicidade

“É baseada no podcast WeCrasded e traz a história real do coworking WeWork, que ao mesmo tempo que cresceu exacerbadamente chegando a valer US$ 17 bilhões em investimentos, também chegou a sua quase falência às vésperas de ir à bolsa de valores. Traz  aprendizados sobre o que fazer e não fazer como empreendedor de startups a procura de investidores.”

Shark Tank
Foto: Amazon Prime / Divulgação

Shark Tank

O reality show tem diferentes versões em diversos países ― inclusive no Brasil. Transmitido pela Amazon Prime Video, mostra empreendedores tentando uma chance para seus projetos de negócio. 

“As ideias são apresentadas a um grupo de jurados formado por investidores bem-sucedidos, que precisam não somente aprovar as ideias, mas acreditar nelas, pois irão se tornar sócios desses empreendedores e investirão no crescimento dessas possíveis empresas.” 

Suits
Foto: Netflix / Divulgação

Suits

Série da Netflix estrelada por Meghan Markle, atriz e esposa do príncipe Harry, da Inglaterra, a trama é ambientada em um escritório de advocacia e traz um vasto repertório de negociações inteligentes e estratégias de persuasão ousadas e inovadoras na resolução de casos. 

Publicidade

“O roteiro gira em torno do jovem Mike Ross, que apesar de não ter se formado, consegue uma cobiçada posição no escritório de Harvey Specter. Eles trabalham juntos nos casos e escondem do resto da equipe o segredo da falta de licença de Mike para advogar”, diz Chebante.

Silicon Valley
Foto: HBO / Divulgação

Silicon Valley

Comédia da HBO que tem como cenário o Vale do Silício, conhecido por ser o destino mais cobiçado pelos empreendedores e por reunir grandes empresas de tecnologia, além de mentes brilhantes. 

“Na série, seis amigos programadores almejam uma carreira de sucesso. Em um determinado momento, um deles desenvolve um algoritmo inovador e, com essa descoberta que tem o poder de fazer muito dinheiro, ele fica no dilema entre vender a criação para o seu chefe ou construir sua própria startup.”

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações