Dentes e mau hálito: Isso fecha portas no mundo corporativo

Especialista mostra como um sorriso genuíno e bem cuidado pode ser um diferencial na carreira profissional

21 mai 2024 - 06h00
Resumo
Investir em tratamentos odontológicos e cuidar de um sorriso saudável pode influenciar positivamente o desempenho profissional.
Foto: Shutterstock

Em um mundo onde as primeiras impressões são decisivas, um sorriso pode ser muito mais do que uma simples expressão de felicidade. Segundo o cirurgião-dentista e diretor técnico da Dental Beauty Walter Solter, um sorriso genuíno e bem cuidado não só melhora a autoestima, mas também pode ser o diferencial na carreira profissional. 

“Com estudos demonstrando que sorrisos atraentes e saudáveis são frequentemente associados à competência e confiabilidade, não é surpresa que esse simples gesto possa influenciar significativamente as oportunidades profissionais e de networking”, afirma Solter.

Publicidade

Segundo o especialista, um sorriso atraente é uma composição harmoniosa de dentes bem alinhados, gengivas saudáveis e um equilíbrio estético que complementa as características faciais. Além da estética, a funcionalidade de um sorriso saudável também desempenha um papel fundamental na comunicação não verbal, sendo uma ferramenta poderosa em interações profissionais. 

“O sorriso que você oferece pode desarmar tensões, criar ambientes amigáveis e até mesmo fomentar uma cultura de trabalho positiva. Em funções de liderança, por exemplo, sorrir não é apenas uma maneira de parecer acessível, mas também uma estratégia eficaz para inspirar confiança e fidelidade na equipe”, afirma o cirurgião-dentista.

Além da estética

A importância de manter uma boa saúde bucal vai além da estética. Problemas como mau hálito ou dentes malcuidados podem prejudicar não apenas a saúde física, mas também a imagem profissional. 

“Investir em tratamentos odontológicos de qualidade não é apenas uma questão de vaidade, mas um componente decisivo para o sucesso em um ambiente corporativo competitivo. Com a popularidade crescente de procedimentos como clareamento dental e facetas, nunca foi tão acessível manter um sorriso que não só promova uma boa saúde, mas também reforce a confiança e o profissionalismo”, diz o diretor técnico da Dental Beauty.

Publicidade

De acordo com Soler, um sorriso é mais que um gesto de felicidade ou uma resposta amigável, é uma ferramenta de comunicação poderosa que reflete aspectos fundamentais da personalidade e do profissionalismo de uma pessoa. “Um sorriso pode não garantir o sucesso por si só, mas sem dúvida, abre portas e cria um ambiente onde o sucesso é mais acessível. Em um mundo onde a imagem pessoal pode influenciar tanto a percepção quanto a realidade profissional, cuidar do seu sorriso é, sem dúvida, um investimento inteligente”, afirma Solter.

O cirurgião-dentista diz que os procedimentos comuns que podem fazer parte de uma reforma de sorriso incluem branqueamento dentário, facetas dentárias, tratamentos ortodônticos e implantes dentários. 

“A reforma do sorriso abrange uma variedade de tratamentos odontológicos projetados para melhorar o apelo estético do sorriso. É uma abordagem personalizada, considerando fatores como características faciais, tom de pele, cor do cabelo, dentes (cor, largura, comprimento, formato e exibição dos dentes) e tecido gengival. Esse processo abrangente visa não só melhorar a saúde dentária, mas também servir como um impulsionador da confiança por meio de um sorriso mais atraente”, finaliza Walter Solter.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se