Dados do mercado monetário do Banco do Japão indicaram nesta segunda-feira que um aumento na taxa do iene em relação ao dólar na sexta-feira provavelmente não foi resultado de uma intervenção oficial japonesa.
A projeção do banco central para as condições do mercado monetário na terça-feira indicou uma saída líquida de 630 bilhões de ienes (US$4,09 bilhões). Isso excedeu as previsões das corretoras, que variavam entre mais de 100 bilhões de ienes e menos de 300 bilhões de ienes, embora ainda abaixo dos níveis observados durante as intervenções reais.
"O tamanho dos fluxos projetados relacionados aos Tesouro e a mudança líquida nos saldos de conta corrente estão bem abaixo das magnitudes de vários trilhões de ienes normalmente associadas à intervenção decisiva, uma vez que os efeitos de liquidação aparecem", disse Shoki Omori, estrategista-chefe de mesa da Mizuho Securities.
"Isso sugere que os recentes movimentos bruscos no iene foram impulsionados principalmente por ajustes de posição, condições de liquidez e maior sensibilidade à sinalização oficial, em vez de pela utilização real de reservas", acrescentou.