Caso Master: sindicato diz ter recebido relato de 170 demissões no banco após liquidação

Entidade afirma que tem cobrado da instituição financeira acesso ao número oficial de pessoas dispensadas; BC decretou liquidação do Master em novembro

11 dez 2025 - 18h49

O Sindicato dos Bancários de São Paulo afirma ter recebido denúncias de 170 demissões no Banco Master, alvo de liquidação extrajudicial determinada pelo Banco Central no mês passado. Em nota, a entidade informou que tem cobrado da instituição financeira acesso ao número oficial de pessoas dispensadas.

Publicidade

O sindicato ressalta que os funcionários ainda empregados no Master enfrentam um ambiente de insegurança, diante da falta de diálogo.

"Isto é um completo desrespeito. Nós estamos perto das festas de fim de ano e essas pessoas estão sem previsibilidade. Cobramos uma resposta formal ao pedido do Sindicato para uma reunião", afirmou a secretária-geral do sindicato, Lucimara Malaquias.

Liquidação do Master entrou no radar do mercado desde setembro, quando o BC negou a autorização para BRB adquirir a companhia
Liquidação do Master entrou no radar do mercado desde setembro, quando o BC negou a autorização para BRB adquirir a companhia
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O Banco Central decretou em 18 de novembro a liquidação extrajudicial do Master, menos de um dia após o Grupo Fictor ter indicado o interesse em comprar a instituição.

A liquidação entrou no radar do mercado desde setembro, quando o BC negou a autorização para o Banco de Brasília (BRB) adquirir a companhia. O modelo de negócios do Master era considerado problemático, já que o banco emitia papéis garantidos pelo FGC e pagava taxas muito acima do mercado.

Publicidade

Na noite de 17 de novembro, o dono do Master, Daniel Vorcaro, foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando se preparava para embarcar em um jato particular para Dubai. Ele é investigado por crimes financeiros na gestão do banco e na tentativa de venda da instituição ao BRB.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se