O Canadá fará tudo o que for necessário para defender seus trabalhadores, agricultores e empresas em uma guerra comercial com os Estados Unidos, afirmou o primeiro-ministro do país, Mark Carney, em uma reunião com governadores provinciais nesta quinta-feira.
"Estamos intensificando nossas negociações comerciais com os Estados Unidos e não hesitaremos em defender nossos interesses, se for necessário", disse ele em declarações transmitidas pela televisão.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou, na segunda-feira, impor novas tarifas de 50% sobre US$20 bilhões em produtos canadenses.
Carney, ao descrever as medidas como injustificadas, disse que "o Canadá fará tudo o que for necessário para defender e apoiar os trabalhadores, agricultores, empresas e famílias canadenses".
As 10 províncias, no entanto, estão divididas quanto à forma de reagir. Os governadores de Alberta e Saskatchewan, que exportam petróleo bruto e potássio, respectivamente, para os Estados Unidos, descartaram restrições sobre exportações ou imposição de tarifas para aumentar a pressão sobre Washington.