Oferecimento

Brasil vai sediar maior evento de energia solar do mundo feito pela 1ª vez fora da China

Feira de negócios, em março do próximo ano, contará com cerca de 100 expositores; Brasil foi quarto maior mercado de energia solar do mundo no ano passado

11 nov 2025 - 10h53

RIO - Anfitrião do maior evento voltado para a transição energética, a COP-30, o Brasil também foi escolhido para sediar, no próximo ano, em São Paulo, a primeira edição fora da China da maior feira mundial da indústria de energia solar, a SNEC PV & ES LATAM. O País vai receber, entre 24 e 26 de março, os principais players globais dos mercados de energia solar, armazenamento de energia e mobilidade elétrica.

"Estamos ansiosos para promover a colaboração global e o intercâmbio tecnológico e oportunidades comerciais de alto valor entre o Brasil, a China e o mercado internacional em geral. Empresas chinesas demonstraram grande interesse no mercado brasileiro e estão avaliando oportunidades de participação", declarou a fundadora da SNEC, Madame Mi Yue.

Publicidade

Ela destacou o interesse das companhias chinesas no mercado brasileiro e reforçou a importância do evento na apresentação de novas tecnologias, viabilizando oportunidades de negócios e tornando mais acessíveis soluções de geração fotovoltaica, baterias e eletromobilidade para os consumidores brasileiros.

Brasil foi quarto maior mercado de energia solar do mundo em 2024, ficando apenas atrás da China, Estados Unidos e Índia
Brasil foi quarto maior mercado de energia solar do mundo em 2024, ficando apenas atrás da China, Estados Unidos e Índia
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O evento acontece em um momento em que o Brasil desperta para o uso de baterias, com a realização do primeiro leilão do equipamento previsto para 2026.

Líder

A China é o maior polo da indústria de energia renovável e de transição energética do mundo, detendo a liderança na produção de tecnologias de geração solar fotovoltaica, armazenamento de energia e mobilidade elétrica. O interesse das grandes companhias do setor no Brasil se justifica, já que na última década, o País se consolidou como um dos principais mercados de energia solar do mundo.

O Brasil tem cerca de 62 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), sendo a maior parte de geração distribuída (42,9 GW). De acordo com estudo da SolarPower Europe, principal associação do setor solar europeu, o Brasil foi quarto maior mercado de energia solar do mundo em 2024, ficando apenas atrás da China, Estados Unidos e Índia, com 18,9 GW adicionados.

Publicidade

A SNEC de Xangai, na China, é realizada desde 2007 e tornou-se o maior evento de energia solar do mundo. A edição de 2025 aconteceu entre 11 e 13 junho e contou com cerca de 3,5 mil expositores e atraiu de mais de 500 mil visitantes.

A expectativa da organização é receber pelo menos 10 mil pessoas nos três dias de evento no Brasil. A feira de negócios contará com cerca de 100 expositores, incluindo os principais fabricantes de equipamentos fotovoltaicos, como painéis solares e inversores, e desenvolvedores de projetos de geração centralizada e distribuída, além de empresas com atuação nos mercados de armazenamento de energia com baterias, mobilidade elétrica, smarts grids e infraestrutura.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações