URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Bovespa cai pelo 3º dia seguido com queda de ações de bancos

Especulação sobre fim dos Juros sobre Capital Próprio indica impacto sobre o lucro das instituições bancárias

20 mai 2015 - 18h33
Bovespa fechou em queda pelo terceiro dia seguido
Bovespa fechou em queda pelo terceiro dia seguido
Foto: Paulo Whitaker / Reuters

A Bovespa fechou em queda nesta quarta-feira pelo terceiro pregão consecutivo, com ações de bancos entre as principais pressões de baixa novamente e notícias relacionadas ao ajuste fiscal doméstico e à ata do Federal Reserve ocupando atenções.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Publicidade

O principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa, caiu 1,08%, a 54.901 pontos. O volume financeiro somou R$ 8,3 bilhões.

Especulações que citaram potencial elevação da tributação de bancos e fim do mecanismo de Juros sobre Capital Próprio como estando entre as medidas de ajuste fiscal do governo federal voltaram a pesar no setor financeiro e em outras ações que também têm peso relevante no índice.

Pouco ajudou sinalização do relator do projeto que reverte parcialmente a desoneração da folha de pagamento de empresas de votar a proposta na Câmara dos Deputados apenas em junho, quando havia expectativa de votar o projeto nesta sessão.

Na véspera, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, havia dito que a aprovação do projeto no Congresso Nacional representará um voto de confiança do Poder Legislativo à atual política econômica.

Publicidade

Já a divulgação da ata da última reunião de política monetária do banco central norte-americano chegou a proporcionar algum suporte para o Ibovespa, disseram profissionais da área de renda variável, mas as vendas logo voltaram a prevalecer.

No documento, muitas autoridades do Fed são citadas como acreditando em abril que seria prematuro uma elevação de juros dos EUA em junho e que o impulso para a inflação era ofuscado por um mercado de trabalho mais fraco e indicadores econômicos piores.

Destaques

Bradesco e Itaú Unibanco caíram 2,51% e 1,78%, respectivamente, enquanto Banco do Brasil caiu 0,95% e a unit do Santander Brasil perdeu 0,41%. A coluna Direto da Fonte do jornal o Estado de S.Paulo citou possibilidade de extinção do mecanismo de remuneração de investidores conhecido como Juros sobre Capital Próprio. O BTG Pactual destacou em nota a clientes que o lucro do Banco do Brasil lucro poderia cair 10% com a medida e citou relatório de março, quando estimou efeito negativo de 8% no lucro do Itaú e Bradesco e de 9% no do Santander Brasil em 2015. O setor também vem sofrendo desde o início da semana por temores sobre possível aumento na Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Ambev, que também detêm fatia relevante no Ibovespa, caiu quase 3%. De acordo com o mesmo relatório do BTG, o lucro da companhia de bebidas cairia 14%.

Publicidade

Vale encerrou com queda de quase 2% nas preferenciais, reforçando a pressão negativa no índice, com o minério de ferro engatando o sétimo dia consecutivo de queda na China e atingindo o menor valor desde 4 de maio no porto de Tianjin.

Petrobras teve uma sessão volátil, encerrando no vermelho. A companhia pode ser obrigada a republicar o balanço do primeiro trimestre de 2015, se ficar comprovado que lançou no resultado valores de operações que aconteceram depois de março, indicou o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira.

Kroton Educacional terminou quase estável, após saltar quase 5% mais cedo, em meio à possibilidade de uma segunda edição do programa de financiamento estudantil Fies este ano, citada pela presidente Dilma Rousseff na noite da véspera. Na esteira, Estácio Participações avançou 1,75%

Tim Participações e Oi lideraram os ganhos do Ibovespa, em meio a comentários do presidente da Telecom Italia, Marco Patuano, de que a companhia, controladora da TIM, segue analisando o mercado brasileiro e que um grupo de trabalho da empresa está estudando a convergência de serviços fixos com móveis.

Publicidade
Ações da Petrobras 'derretem' na Bolsa
Video Player

Curso de investimento na Bolsa de Valores

Quer começar a investir na Bolsa? Aprenda sobre ações, pregão eletrônico e como realizar os investimentos. Curso certificado pelo MEC, inscreva-se e comece já!

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se