O Banco Central (BC) confirmou nesta segunda-feira, 10, que estuda a possibilidade de lançar uma ferramenta que permitirá aos clientes bloquear a criação de novas chaves Pix em seu nome.
A instituição afirmou que os estudos ainda estão em fase preliminar e que não há prazo para a funcionalidade entrar em vigor.
Caso seja implementada, a medida será mais uma entre as ações lançadas pelo BC para fortalecer a segurança do sistema de pagamentos instantâneos. No mês passado, a autarquia federal passou a bloquear chaves Pix usadas em golpes e fraudes - o bloqueio ocorre com base em informações prestadas pelas instituições financeiras.
Também com foco no combate a fraudes, o BC terá, a partir de 1º de dezembro, um serviço que permitirá que o consumidor bloqueie a abertura de novas contas - sejam correntes, de poupança ou de pagamento - em seu nome. A ferramenta, anunciada em maio, foi desenvolvida para evitar a abertura de contas fraudulentas com identidade falsa, além de impedir a inclusão de novos titulares em contas conjuntas ou de responsáveis em contas de pessoas jurídicas.
"O sistema mostrará as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas", disse a autarquia. A partir da entrada em vigor da nova funcionalidade, os bancos serão obrigados a consultar a base de dados antes de concluírem o processo de abertura de novas contas.