Oferecimento

Azeites e sorvetes suspensos: o que fez os alimentos serem reprovados pela Anvisa?

Diversas irregularidades foram encontradas em 20 marcas de azeites e um de sorvete, desde o início de 2025

11 jul 2025 - 04h59
(atualizado em 22/7/2025 às 15h18)
Vinte marcas de azeite e uma de sorvete apresentaram resultados insatisfatórios em laudos emitidos por laboratórios públicos
Vinte marcas de azeite e uma de sorvete apresentaram resultados insatisfatórios em laudos emitidos por laboratórios públicos
Foto: Agência Brasil/Reprodução/Redes sociais

A comercialização, distribuição e importação de 20 marcas de azeites e uma de sorvete foram proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No caso dos sorvetes, a notificação do governo se deu por falhas de rotulagem dos produtos. Já as irregularidades encontradas nos azeites, desde o início de 2025, foram o não atendimento às exigências sanitárias, a falta de licenciamento, a adulteração, a falsificação ou a comercialização de origem desconhecida.

Publicidade

A determinação da proibição e o alerta aos consumidores foram feitos em ambos os casos em publicação no Diário Oficial da União. Na publicação também foi ordenado o recolhimento dos lotes. 

Sorvete 

A proibição mais recente foi em relação à marca de sorvete AICE, que vende os tradicionais Berry Chocomax, Milk Melon, Juju Apple, Frutyroll e Nanas.

Entre os problemas identificados durante a fiscalização está a omissão da informação sobre o corante tartrazina na embalagem. Em pessoas alérgicas, essa substância pode causar reações adversas.

Os produtos da marca são importados pela New Arrival Importação & Exportação Ltda, que ficará responsável por recolher os lotes que estão em circulação no mercado nacional. De acordo com a Anvisa, os itens só poderão voltar a ser comercializados após os rótulos ser regularizados.

Publicidade

Em nota enviada ao Terra, a AICE reforçou que a determinação da Anvisa se refere a ajustes no rótulo, e não na produção.

"Todos os produtos citados mantêm a fórmula original, não oferecem risco a saúde e possuem licenças sanitárias vigentes, emitidas por autoridades competentes. A ação descrita pela Anvisa configura-se como uma medida preventiva de rotulagem, sem qualquer relação com a composição, qualidade ou segurança dos produtos. (...) A atualização dos rótulos já está em andamento, de forma imediata e coordenada, seguindo o padrão internacional de conformidade da marca", diz a marca.

Azeites 

O último azeite proibido pela Anvisa foi o Vale dos Vinhedos. Foi constatado que o produto é de origem desconhecida e está em desacordo com os padrões da legislação vigente em relação à rotulagem e aos aspectos físico-químicos. 

Além do problema de origem desconhecida, outras marcas de azeites apresentaram irregularidades, como problemas na composição do produto e até mesmo ausência de CNPJ. Confira abaixo as marcas de azeite proibidas por problemas similares. No site da Anvisa é possível acessar a lista completa (aqui)

  •     Jul/25 AZEITE EXTRA VIRGEM – MARCA VALE DOS VINHEDOS 
  •     Jun/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA SERRANO 
  •     Jun/25 AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM DA MARCA CAMPO OURIQUE 
  •     Jun/25 AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM DA MARCA MALAGA 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA GREGO SANTORINI 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA LA VENTOSA 
  •     Mai/25  AZEITE DE OLIVA DA MARCA ALMAZARA 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA ESCARPAS DAS OLIVEIRAS 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA ALONSO 
  •     Mai/25 AZEITE DE OLIVA DA MARCA QUINTAS D’OLIVEIRA

Além da Anvisa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), também possui uma lista com marcas e lotes vetados para consumo. A lista mais recente, traz um alerta de risco ao consumidor relacionado à comercialização de oito marcas de azeite de oliva consideradas desclassificadas por fraude.

Publicidade
Mapa divulga alerta sobre marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude
Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura

Embora não estejam na lista, também foram proibidos os azeites das marcas Doma e Azapa.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações