Anvisa suspende venda de sorvetes à base de amendoim e corantes; veja lista
Suspensão ocorreu devido a falhas graves na rotulagem dos produtos
Anvisa suspende a venda de cinco sorvetes da marca AICE por falhas graves na rotulagem, como omissão de presença de amendoim e corante tartrazina, representando riscos a alérgicos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, importação e consumo de cinco sorvetes da marca AICE.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A medida foi tomada devido à falhas consideradas graves na rotulagem, como a falta de informação de que há corante e presença de amendoim no alimento. A determinação foi publicada nesta quinta-feira, 10, no Diário Oficial da União.
Segundo a Anvisa, entre os problemas identificados durante a fiscalização está a omissão do corante tartrazina na embalagem. Em pessoas alérgicas, essa substância pode causar reações adversas.
São eles:
- Milk Melon
- Juju Apple
- Frutyroll
- Nanas
Quanto a presença de amendoim, que também pode ser um problema para alérgicos, está o produto Berry Chocomax. A informação também não constava no rótulo.
Os produtos da marca são importados pela New Arrival Importação & Exportação Ltda, que ficará responsável por recolher os lotes que estão em circulação no mercado nacional. De acordo com a Anvisa, os itens só poderão voltar a ser comercializados após os rótulos serem regularizados.
Outro lado
Em nota enviada ao Terra, a AICE reforçou que a determinação da Anvisa se refere a ajustes no rótulo, e não na produção. Disse ainda que os produtos não oferecem risco à saúde. Leia a nota completa abaixo:
Todos os produtos citados mantêm a fórmula original, não oferecem risco a saúde e possuem licenças sanitárias vigentes, emitidas por autoridades competentes. A ação descrita pela Anvisa configura-se como uma medida preventiva de rotulagem, sem qualquer relação com a composição, qualidade ou segurança dos produtos.
AICE informa que os ajustes solicitados se referem exclusivamente à forma de apresentação de determinados ingredientes no rótulo, como a substituição de códigos técnicos por nomes escritos por extenso, conforme previsto em norma específica.
A atualização dos rótulos já está em andamento, de forma imediata e coordenada, seguindo o padrão internacional de conformidade da marca, presente em 26 países e mais de 700 mil pontos de venda.