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Abra, controladora da Gol, encomenda 50 aeronaves Airbus A320neo

Anúncio abre espaço para, pela primeira vez, Gol operar aviões que não são fabricados pela Boeing

16 out 2025 - 12h23
(atualizado às 12h47)

O Grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, anunciou nesta quinta-feira, 16, que exerceu a opção de compra de 50 aeronaves Airbus A320neo. Os aviões se somam aos 88 previamente encomendados, totalizando 138 unidades a serem entregues até 2032.

Em nota, o grupo afirmou que os jatos poderão ser operados por qualquer uma de suas empresas. O anúncio abre espaço para, pela primeira vez, a Gol usar uma aeronave que não seja fabricada pela Boeing.

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A Gol sempre teve seu modelo de negócio baseada em uma frota modelo único, o que, de acordo com a empresa, lhe permite redução de custos operacionais. A decisão se a empresa realmente vai usar as aeronaves da Airbus será feita em 2026.

O grupo Abra receberá no fim de 2025 sua primeira aeronave A320neo com cabine Airspace, que será incorporada à frota da Avianca. O modelo oferece uma redução no consumo de combustível e nas emissões.

Grupo Abra, controladora da Gol, encomendou novas aeronaves da Airbus. Foto ilustrativa.
Grupo Abra, controladora da Gol, encomendou novas aeronaves da Airbus. Foto ilustrativa.
Foto: Fabio Motta/Estadão / Estadão

A nova encomenda garante as necessidades de renovação e crescimento da frota narrowbody (corredor único) atual, segundo o CEO do Grupo Abra, Adrian Neuhauser. "Ao mesmo tempo, reforçamos nossa estratégia de expansão internacional para conectar a América Latina entre si e com o mundo, por meio de uma frota mais eficiente", complementa.

De olho nessa agenda, a Abra também assinou acordos para até sete A330neo, que poderão ser incorporados às companhias aéreas do grupo conforme as necessidades e oportunidades operacionais e financeiras, segundo nota divulgada.

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O A330neo reduz em 14% o consumo de combustível por assento em comparação com o A330ceo. Além disso, a nova geração de motores e seu design resultam em uma aeronave mais silenciosa, com até 60% menos ruído em aeroportos.

Tanto o acordo dos A330neo quanto a confirmação da encomenda dos A320neo se somam ao pedido anunciado em 2024 pela Abra e pela Airbus de cinco A350-900, que serão integrados à frota do grupo nos próximos anos.

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