Daniel Lemos destacou cinco áreas promissoras para engenheiros mecânicos atuarem de forma autônoma: máquinas e equipamentos (NR12), climatização (PMOC), máquinas pesadas (NR11), vasos de pressão (NR13) e setor automotivo.
Com um mercado em constante transformação, o profissional que atua no setor de engenharia mecânica precisa se adaptar para não ficar para trás. Se antigamente as empresas contavam com engenheiros mecânicos fixos em seus quadros de funcionários, hoje cada vez mais elas buscam contratar profissionais para atender de maneira pontual às suas demandas.
Por isso, o engenheiro mecânico Daniel Lemos, mentor e fundador da empresa Engenhando Soluções, elencou cinco grandes demandas desse mercado para o profissional do setor ficar de olho para atuar de maneira autônoma.
São elas: a área de máquinas e equipamentos, com a Norma Regulamentadora 12 (NR12); o setor de climatização e ar-condicionado, com o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC); o mercado de máquinas pesadas, implementos agrícolas e equipamentos de transporte de materiais, com a NR11; o setor de vasos de pressão, caldeiras, tanques e tubulações, com a NR13; e a queridinha da maioria dos engenheiros: a área automotiva.
Assista ao vídeo para saber mais detalhes sobre cada uma delas e também conferir as oportunidades que elas representam para os engenheiros mecânicos.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.