Patroa: Ana Paula se revolta com Matheus no BBB

Discussão começou após Queridômetro e escalou para debate sobre racismo e hierarquia; Matheus admitiu estratégia para desestabilizar a rival

22 jan 2026 - 14h58

O clima de paz durou pouco no BBB 26. Na tarde desta quarta-feira (21), uma discussão sobre o Queridômetro evoluiu para uma "treta" entre Ana Paula Renault Matheus.

Entenda a briga entre Ana Paula e Matheus no BBB
Entenda a briga entre Ana Paula e Matheus no BBB
Foto: Globo/Manoella Mello / Famosos e Celebridades

O estopim foi o uso da palavra "patroa" pelo brother, mas o contexto por trás do termo carrega acusações de jogo sujo e até preconceito velado.

Publicidade

Capitã ou patroa do BBB?

Tudo começou de forma despretensiosa na sala. Ao ver que havia recebido menos emojis de "cobra" no Queridômetro, Ana Paula ironizou sua própria fama de vilã.

"Não é isso, Matheus? Ser uma boa capitã", brincou ela, fazendo referência à sua estratégia de jogo.

Matheus, que já vinha trocando farpas com a veterana, viu ali uma oportunidade de desestabilizar a rival. Ele rebateu dizendo que ela devia "cobrar bem a hora" para liderar seu grupo e chamando-a de "patroa". 

Isso foi o suficiente para o tempo fechar na casa. Ana Paula percebeu imediatamente a intenção por trás da palavra e não deixou passar.

Publicidade

Por que Ana Paula se revoltou?

A revolta de Ana Paula não foi pelo apelido em si, mas pela conotação hierárquica que Matheus tentou imputar à sua relação com Milena.

Milena, que é uma mulher negra e ex-empregada doméstica, é a principal aliada de Ana Paula no jogo. Ao usar o termo "patroa", Matheus sugeriu que a relação entre as duas não era de amizade, mas de submissão.

A jornalista confrontou o brother aos gritos: "Vai colocar palavras na minha boca, Matheus? Tá gravado! Tá metendo o louco? Você fala e assume os absurdos que você tá falando!"

A reação de Milena

Quem esperava que Milena ficasse calada se surpreendeu. A sister entendeu perfeitamente a insinuação de Matheus e se posicionou ao lado de Ana Paula, expondo o preconceito embutido na fala do brother.

"Quer dizer então que um preto trabalhador não pode ser amigo de uma branca, porque a branca é a patroa?", questionou Milena, visivelmente incomodada com a tentativa de invalidar sua aliança no jogo.

Publicidade

Estratégia admitida?

Pouco depois da confusão, em conversa com Sol Vega, o bancário admitiu que usou o termo de forma calculada.

Sua intenção era justamente criar essa narrativa de que Ana Paula subjuga os outros participantes, na esperança de que o público comprasse essa versão e cancelasse a sister.

"Eu joguei a isca", teria dito ele, confirmando que a provocação foi pensada para tirar Ana do sério.

Repercussão nas redes

Nas redes sociais, a atitude de Matheus foi amplamente criticada. Fãs do reality apontaram que tentar usar pautas sociais sérias de forma leviana para queimar um adversário é um "tiro no pé".

A equipe de Milena também se pronunciou, repudiando a fala e reforçando que a amizade entre ela e Ana Paula é genuína, livre de hierarquias profissionais.

Publicidade

O episódio serviu para isolar ainda mais Matheus na casa e consolidar a aliança entre Ana e Milena, que agora têm um "inimigo comum" declarado. Resta saber se essa estratégia arriscada custará a permanência do brother no próximo Paredão.

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações