BBB22 salva Globo no Ibope em noite de triunfo de Faustão

Reality faz audiência disparar, Tadeu Schmidt acerta o tom e turma do Camarote vira coadjuvante

18 jan 2022 - 09h03
Está aberta a temporada de amar e odiar o ‘BBB’
Está aberta a temporada de amar e odiar o ‘BBB’
Foto: Reprodução

Os famosos (alguns, nem tão conhecidos assim) do Camarote tiveram menos de 10 minutos de visibilidade na estreia do ‘Big Brother Brasil 22’, na segunda-feira (17). Sete deles entraram na casa na etapa final, ao vivo. Houve reações autênticas de alegria e comoção, e também exageros de quem tentou impressionar com caras e bocas.

Os outros três VIPs – Linn da Quebrada, Jade Picon e Arthur Aguiar – estão isolados no hotel após testarem positivo para covid-19. Assintomáticos, vão cumprir a quarentena e entrarão no reality show na quinta-feira (20). Nada mais real, neste momento de contágio descontrolado pela variante Ômicron no País, do que ter competidores do ‘BBB22’ na mesma situação de milhares de brasileiros anônimos. Virou um marketing involuntário em defesa dos protocolos sanitários, da vacinação e contra os negacionistas.

Publicidade

Os primeiros 90 minutos do programa foram dominados pela turma da Pipoca. De cara, Vinícius se revelou o novo Gil do Vigor. Elétrico como a Usina de Itaipu, em sua própria definição. Gay poc, ele roubou a cena e reforçou a popularidade conquistada nas redes sociais nos últimos dias.

União entre camarotes e pipocas não vai durar muito
Foto: Reprodução

Eslovênia – chamada de Eslováquia por um brother – também deu show de simpatia. Nordestina e despachada, demonstrou ter uma ‘vibe’ semelhante à de Juliette, a campeã do ‘Big 21’. Aliás, existe até semelhança física entre as duas. Mera coincidência ou escalação estratégica?

Outro destaque foi Luciano. Assumidamente obcecado por fama, o ator e bailarino chorou ao surgir no jardim. Dono de vaidade estratosférica, fez vários autoelogios. “Eu sou lindo”, disse. Tamanha autoestima certamente vai incomodar a parte do público que adora desenvolver ‘ranço’ por competidores.

Luana Piovani apareceu duas vezes no clipe inicial ‘O Brasil Tá Vendo’. Ex-mulher de Pedro Scooby, que está no Camarote, a atriz radicada em Portugal jura que nunca assistiu ao ‘BBB’ nem irá acompanhar essa edição. Indiretamente, a artista volta à tela da Globo 3 anos após ter sido vetada do elenco da novela ‘O Sétimo Guardião’. Há expectativa de que seja uma comentarista informal e polêmica do reality nas redes sociais.

Publicidade

Tadeu Schmidt se comportou como Tadeu Schmidt. Contido, ainda que visivelmente feliz. O apresentador acertou ao não cair na armadilha de tentar criar um personagem excêntrico a fim de se destacar mais do que os antecessores Tiago Leifert e Pedro Bial. Seu estilo ‘tiozão piadista’ vai se moldar bem ao programa.

A única dinâmica do primeiro dia foi uma versão ‘fofa’ do ‘Jogo da Discórdia’. Não empolgou nem os próprios brothers e sisters. Já a decoração multicolorida, quase alucinógena, funcionou para estimular os participantes e hipnotizar o telespectador. Não seria coerente haver minimalismo em um reality show pautado por barracos e pegações.

Apesar da euforia e do clima de ‘somos todos amigos esta noite’, notou-se uma eletricidade no ar. Logo as personalidades vão começar a se chocar. O autointitulado ‘hétero top do bem’ Lucas e a professora destemida Jessiane indicam que não vão baixar a cabeça para ninguém. Enquanto isso, certos brothers mal abriram a boca, porém, é cedo para rotulá-los de ‘plantas’.

Para surpresa geral, inclusive da cúpula da Globo e da imprensa, a estreia do ‘BBB22’ fez a audiência da emissora disparar. Chegou a picos de 30 pontos e teve média de 27.5 pontos (praticamente a mesma do início do ‘Big 21’), de acordo com dados prévios da aferição em tempo real. Os números consolidados serão divulgados somente no início da tarde desta terça-feira (18).

Publicidade

O reality show foi a atração mais vista do dia na televisão brasileira. Superou o ‘Jornal Nacional’ e a novela ‘Um Lugar ao Sol’, ambos enfrentando crise de público. Apesar de garantir o primeiro lugar no ranking da Kantar Ibope, o ‘BBB22’ foi ofuscado por outra estreia, a do ‘Faustão na Band’.

Gravado, o programa de Fausto Silva conseguiu média de 8 pontos (a ser confirmada) e se consolidou no segundo lugar, derrotando o SBT e a Record, que sempre brigam ponto a ponto pela vice-liderança. Ninguém esperava desempenho tão positivo logo de cara. Foi um susto aos canais de Silvio Santos e do bispo Edir Macedo. Para sorte do público, o ‘BBB22’ e o ‘Faustão na Band’ já começaram estremecendo o horário nobre.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se