Pedro Bial diz que foi 'mané' na pior entrevista de sua carreira e revela gafe com Tom Jobim

Apresentador contou, em entrevista ao videocast Mesa da Rita, que ainda sente vergonha ao recordar conversa com o músico em 1985

27 mai 2026 - 09h53
(atualizado às 10h15)

Pedro Bial revelou qual considera ter sido a pior entrevista de seus mais de 40 anos de carreira na televisão. Durante participação no videocast Mesa da Rita (veja vídeo abaixo), o jornalista relembrou uma conversa com Tom Jobim realizada em 1985 para o Globo Repórter, experiência que, segundo ele, ainda provoca vergonha décadas depois.

Publicidade

Ao falar sobre o episódio, Bial contou que ficou nervoso diante do compositor e acabou conduzindo a entrevista de forma desastrosa. "Fiquei nervoso, fiquei sem graça, foi um desastre", confessou. O apresentador afirmou que nunca havia contado a história publicamente por causa do constrangimento que sente ao lembrar das "gafes" cometidas durante a conversa.

A entrevista aconteceu quando Tom Jobim visitava o Catetinho, espaço histórico ligado à construção de Brasília, para encenar a Sinfonia da Alvorada. Na ocasião, o músico foi cercado pela imprensa e respondeu, durante horas, perguntas relacionadas à clássica canção Água de Beber.

Segundo Bial, ele não percebeu o desgaste do artista diante das perguntas repetitivas feitas pelos jornalistas. Quando finalmente teve a oportunidade de gravar a entrevista para o Globo Repórter, tentou fazer uma brincadeira envolvendo a música, mas o resultado não saiu como imaginava.

"E aí, Tom? Foi água de beber?", relembrou o apresentador.

Publicidade

A resposta do compositor veio de forma direta. "Não aguento mais falar de Água de Beber. Enchi o saco", respondeu Tom Jobim, já irritado com o assunto.

'Fui mané', diz Pedro Bial

Ao revisitar o episódio, Pedro Bial reconheceu que errou na abordagem e afirmou que até hoje revive o desconforto daquele momento.

"Ele tinha toda razão. Eu fui descuidado, desatento, fui mané", declarou.

Pedro Bial lembra pior entrevista de sua carreira
Pedro Bial lembra pior entrevista de sua carreira
Foto: Panelinha/YouTube/Reprodução / Estadão

O jornalista contou que a lembrança ainda funciona como uma espécie de trauma profissional. "Sabe quando você tem uma lembrança traumática que, toda vez que ela volta, você sente a mesma vergonha daquele momento?", comentou durante o bate-papo.

Série documental sobre Tom Jobim

Se a entrevista de 1985 virou uma memória difícil, o tempo também trouxe uma espécie de reencontro simbólico entre Pedro Bial e a obra de Tom Jobim. Atualmente, o apresentador dirige uma série documental sobre o músico, produzida em homenagem ao centenário do compositor, a ser celebrado em 2027.

Publicidade
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se