Na Argentina, apresentadora branca se diz afrodescendente e convidado negro debocha

Televisão do país vizinho faz debates sobre a visão reforçada na Copa de que os argentinos são racistas

29 jul 2026 - 15h30
(atualizado às 15h30)

A majoritária torcida contra a Argentina na Copa do Mundo está associada à fama de ser um país racista.

O tema ganhou força e continua a ser debatido na mídia do país de maioria que se declara branca.

Publicidade

No canal 9, a apresentadora Carmen Barbieri, do programa ‘Con Carmen’, saiu em defesa de seus conterrâneos.

“Há racistas na Argentina, no Brasil, nos Estados Unidos, muitos racistas, mas dizer que a Argentina é racista, não vou permitir.”

Em uma edição dedicada a discutir a polêmica, ela recebeu no estúdio o influenciador Ari Balanga, nascido em Angola, na África, e que mora há 11 anos em La Plata.

Em certo momento, Carmen, uma mulher visualmente branca, afirmou ser afrodescendente. 

Publicidade

O convidado se levantou e ameaçou ir embora. Uma brincadeira com a suposta incoerência entre a imagem e o discurso.

Carmen explicou que havia negros no lado paterno de sua família. A miscigenação explicaria seus lábios volumosos. “Todos somos afrodescendentes”, afirmou.

Balanga disse não ver a Argentina como racista e que jamais foi alvo de preconceito no país. Considera que imigrantes e refugiados são bem-recebidos. 

Na internet, muitos consideram existir uma campanha de ódio contra os argentinos, mas há quem veja o influenciador africano como um negro que se recusa a enxergar a discriminação racial ao seu redor.

O imigrante africano Ari Balanga e a apresentadora Carmen Barbieri negam que a Argentina seja racista: a polêmica continua
O imigrante africano Ari Balanga e a apresentadora Carmen Barbieri negam que a Argentina seja racista: a polêmica continua
Foto: Reproduções/TV
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se