Jornalista demitida receberá R$ 12 milhões após denunciar privilégio branco em emissora

Ojinika Obiekwe afirmou se sentir trabalhando em uma “plantação” enquanto via colegas sendo promovidos

26 jul 2026 - 11h02
(atualizado às 11h03)

A apresentadora de telejornal Ojinika Obiekwe conseguiu na Justiça o direito a receber 2,4 milhões de dólares, cerca de R$ 12 milhões, do canal PIX11, de Nova York.

Ela alegou ter sido dispensada em 2023 após uma série de reclamações à direção sobre discriminação racial no ambiente de trabalho.

Publicidade

Segundo denunciou, colegas homens brancos eram privilegiados nas funções e nos aumentos de salário. 

A sentença do juiz afirma que houve punição indevida contra a jornalista ao invés de acolher a denúncia de racismo.

Nascida na Nigéria, Ojinika se mudou para os Estados Unidos na adolescência. Trabalhou 22 anos na PIX11. 

Começou como estagiária, foi promovida a repórter e chegou a apresentadora. Agora, ela trabalha como jornalista e roteirista independente.

Publicidade
A jornalista Ojinika Obiekwe no estúdio do canal PIX11 em Nova York
A jornalista Ojinika Obiekwe no estúdio do canal PIX11 em Nova York
Foto: Reprodução
Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se