Conheça todas as Helenas de Manoel Carlos

Autor que morreu aos 92 anos transformou o nome Helena em símbolo de mulheres fortes e complexas

10 jan 2026 - 20h42
(atualizado às 22h53)
Manoel Carlos com a primeira Helena
Manoel Carlos com a primeira Helena
Foto: TV GLOBO / CEDOC

A morte de Manoel Carlos, aos 92 anos, neste sábado, 10, encerra um dos capítulos da teledramaturgia brasileira. Sob cuidados médicos desde julho de 2025, após uma piora no estado de saúde, o autor teve a causa da morte não divulgada.

Conhecido como Maneco, o novelista construiu uma obra com fortes laços com o Rio de Janeiro e a personagens femininas fortes, sobretudo as Helenas, protagonistas que se tornaram sua marca registrada. A escolha do nome vinha da admiração do autor por Helena de Troia, símbolo de força, independência e complexidade emocional.

Publicidade

Lilian Lemmertz

Lilian Lemmertz foi a primeira Helena de Manoel Carlos, na novela 'Baila Comigo'
Foto: Reprodução/Acervo/TV Globo / Estadão

Após uma passagem de três anos pela TV Globo, Manoel Carlos retornou à emissora em 1978 e escreveu sua primeira novela no canal, Maria, Maria. Em 1981, estreou no horário nobre com Baila Comigo, produção que apresentou ao público a primeira Helena de sua carreira, interpretada por Lilian Lemmertz. A personagem era uma dona de casa atormentada pelo segredo de ter separado os filhos gêmeos.

Maitê Proença

Outra novela marcante escrita pelo autor foi "Felicidade", de 1991. A trama se passava parte no interior de Minas e tinha Maitê Proença como protagonista.
Foto: Reprodução/TV Globo / Reprodução/TV Globo

A segunda Helena surgiu em Felicidade (1991), vivida por Maitê Proença. Conhecida como Leninha, a personagem conquistou o público pelo jeito doce e sensível, consolidando a força do arquétipo feminino criado por Maneco.

Regina Duarte

Em 2006, Maneco escreveu "Páginas da Vida". Na trama, Helena, vivida por Regina Duarte, adota uma menina com Síndrome de Down que havia sido rejeitada pela avó após a morte da mãe no parto.
Foto: Renato Rocha Miranda/Globo / Renato Rocha Miranda/Globo

Regina Duarte foi a atriz que mais interpretou uma Helena do autor por mais vezes. Em História de Amor (1995), viveu uma mulher envolvida em um complexo quadrilátero amoroso. Dois anos depois, em Por Amor, deu vida a uma das personagens mais marcantes da TV brasileira, ao trocar o próprio bebê pelo filho morto da filha, Eduarda, num gesto extremo de amor materno.

A atriz retornaria ao papel em Páginas da Vida (2006), quando sua Helena decidiu adotar Clara, uma criança com Síndrome de Down rejeitada pela avó.

Publicidade

Vera Fischer

Ainda assim, guarda carinho por sua trajetória na televisão, iniciada com “Laços de Família”, que completa 25 anos em 2025 e está disponível no Globoplay. Na trama exibida em 2000, ele interpretou Eduardo, um jovem médico envolvido em um triângulo amoroso com Helena, interpretada por Vera Fischer e Camila, vivida por Carolina Dieckmann.
Foto: Divulgação / Divulgação

Laços de Família (2000) trouxe a Helena interpretada por Vera Fischer, que abriu mão do amor por Edu pela filha, Camila (Carolna Dieckmann).

Christiane Torloni

Téo (Tony Ramos) e Helena (Christiane Torloni) são casados, em 'Mulheres Apaixonadas.
Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo/Divulgação / Estadão

Já em Mulheres Apaixonadas (2002), Christiane Torloni viveu uma Helena que decidiu se separar após 15 anos de casamento para recomeçar com um novo amor.

Taís Araújo

Manoel Carlos e Taís Araújo durante lançamento da novela 'Viver A Vida', da TV Globo, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, em setembro de 2009.
Foto: Marcos Arcoverde/Estadão / Estadão

A penúltima Helena foi interpretada por Taís Araújo em Viver a Vida (2009). A personagem era uma modelo de carreira internacional que abandonava o auge profissional para se casar.

Julia Lemmertz

Em "Em Família", de 2014, última novela do autor, Julia Lemmertz interpretou Helena fechando o ciclo que começou com sua mãe, Lílian, 33 anos antes.
Foto: Reprodução/TV Globo / Reprodução/TV Globo

O ciclo das Helenas foi encerrado em Em Família (2014), com Julia Lemmertz, filha de Lilian, repetindo o caminho iniciado pela mãe. A novela também marcou a despedida de Maneco da televisão.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se