BBB dá virada na vida de ex-brother com sonho da música: 'Só quem arrisca pode viver o extraordinário'

Em entrevista ao Terra, Mateus Pires falou sobre processo de composição e expectativa para a nova carreira

11 jan 2026 - 04h59
Resumo
Mateus Pires, ex-BBB25, iniciou sua carreira na música aproveitando a visibilidade e segurança financeira conquistadas no reality, lançando seu primeiro single e enfrentando desafios e receios enquanto alia sua vida pessoal à profissional.
Ex-BBB Mateus Pires vira cantor e admite medo do fracasso: ‘Ninguém quer isso’
Video Player

Mateus Pires, de 29 anos, ganhou notoriedade nacional em janeiro de 2025, quando foi confirmado no elenco do Big Brother Brasil 25. Um ano depois, ele ainda colhe os frutos de sua passagem pelo programa da Globo. Com algumas publicidades fechadas e seu perfil no Instagram com mais de 240 mil seguidores, ele se encontrou em uma posição confortável para finalmente seguir o grande sonho de sua vida: cantar.

Na infância e na juventude, ele não encontrou segurança para iniciar sua carreira na música. Sua família não tinha artistas e, mesmo que tivesse, as condições financeiras não eram precárias, mas não havia espaço para o investimento que muitas vezes é necessário. “Quando o assunto é artes, é preciso contexto: meu pai é militar da Aeronáutica, minha mãe é dona de casa... Quando eu falei: ‘Gente, quero ser músico’, eles amenizaram: ‘Mateus, vai fazer uma faculdade, vai. Depois você vê isso com mais calma’. Entende?”.

Publicidade
Mateus Pires, ex-BBB e cantor
Mateus Pires, ex-BBB e cantor
Foto: Fotografia: @brunnorangel Styling: @gomesc_rafael Look: @retropy_

Em meio às descobertas da própria sexualidade, ele seguiu o conselho dos pais e cursou arquitetura, criou uma carreira nisso, mas foi apenas com sua participação no BBB25 que ele obteve segurança econômica para fazer um aporte arrojado em sua faceta artística. Após meses de produção, ele lançou, em dezembro, seu primeiro single, Juro Que Não Bebo Mais. A faixa chega como abre-alas de uma sucessão de projetos.

“É uma sensação louca [lançar a primeira música], mexe com sonhos que tenho desde jovem. Lembro de chegar na sala com um violão que eu mal sabia tocar, falando: ‘Pai, mãe, criei a letra de uma música’. Lembro de cantar no chuveiro, sempre fui alinhado com isso. Mas nunca coloquei em prática, por saber que é uma carreira difícil de entrar, e o Big Brother abriu as portas para mim de uma maneira tão linda, sabe? Quis agarrar isso, porque é isso: só quem arrisca pode viver o extraordinário”, disse ele ao Terra.

Ele ainda se aprofundou na realidade sobre a arte no Brasil citando a si mesmo com exemplo. “Vamos ser bem sinceros, não vou negar, é muito caro fazer música. Então, é claro que eu queria ter, no mínimo, um pé-de-meia para investir nisso. Querendo ou não, se não der certo, a vida continua. Nesse início, é um investimento em que estou pulando de cabeça nele, mas ainda tenho meu escritório, minhas coisas.”

Enquanto muitos artistas tentam ao máximo separar a vida pessoal da profissional, o primeiro lançamento de Mateus Pires é a consolidação da mistura dos dois mundos. Nele, ele aborda idas, vindas e desilusões. Para o ex-BBB, a roda de composição foi praticamente um processo de cura. “Foi uma das melhores sessões de terapia, honestamente. Eu chorei em algumas rodas de composição, porque me emocionei com o fato de ter superado tanta coisa e, hoje em dia, poder viver coisas que nunca imaginei poder viver.”

“Então, sim, eu quis misturar [os mundos], eu quis poder me abrir de uma forma mais franca por meio da música. Falar da recaída assim, de cara. Explicar a sensação de: 'Não quero ficar com você, mas eu bebo um copo e aí você fica me dando esse mole, eu também fico querendo, e quando eu vejo, é isso', sabe?”.

'Ninguém quer flopar'

Mateus Pires, ex-BBB e cantor
Foto: Fotografia: @brunnorangel Styling: @gomesc_rafael Look: @retropy_

Sob a promessa de lançar novas músicas em 2026, o ex-BBB e agora cantor profissional tem muitos anseios para sua nova carreira. “Minhas expectativas são imensas, tenho vontade de fazer show, de ser tocado na rádio, de ir a programas [me apresentar], poder cantar minha música ao vivo, coisas assim.”

Publicidade

Questionado sobre os receios, ele fala do fracasso e de como já entra na profissão preparado para isso. “O medo é não atingir minha expectativa mínima, todo mundo tem esse medo. Você faz uma faculdade e quer ser empregado, o flop pode acontecer. Eu não queria isso, mas acho que você entra num lugar hoje em que tem que internalizar. Dizer: ‘Cara, está tudo bem’. Entendeu? Fazer aquela sessão de terapia.”

Ao fazer um balanço de seu último ano, do confinamento à carreira artística, ele enxerga o saldo positivo: “2025 foi o ano de uma virada tão grande. Olhando para trás, fico até meio emocionado, porque é louco viver essa experiência [BBB] e agora lançar um projeto musical mostra que o ano foi concluído com êxito.”

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se