Amauri Soares, atual diretor-executivo dos Estúdios Globo, anunciou que está preparando sua saída da liderança da emissora. Segundo o próprio executivo, Leonora Bardini, que ocupa hoje o cargo de diretora do canal TV Globo, será sua substituta no comando. "Nós, executivos, hoje trabalhamos com planos de sucessão, mapeamento de sucessores, preparação dos sucessores", explicou Amauri. Ele afirmou ter orgulho de ver Leonora pronta para assumir o seu lugar em breve, destacando que a profissional está passando pelas últimas etapas de preparação antes de ser oficialmente nomeada.
A sucessão faz parte da política de fortalecimento das lideranças femininas dentro da empresa, alinhada às diretrizes de diversidade estabelecidas desde 2021. Em março, Amauri já havia anunciado que Leonora ficaria à frente de uma nova diretoria focada em programação, conteúdo e marketing da emissora. Reforçando o peso dessa transição, ele destacou: "Recrutei a Leonora como trainee e, para mim, tenho o maior orgulho de passar o bastão da Globo para ela". A confirmação do plano de sucessão foi revelada pela colunista Carla Bittencourt.
Com quase quatro décadas dedicadas ao Grupo Globo, Amauri Soares construiu uma trajetória sólida na emissora. Ingressou como estagiário em 1987, na afiliada de Bauru, interior paulista, e rapidamente cresceu na empresa. Ao longo dos anos, acumulou cargos estratégicos, incluindo diretor-executivo do Bom Dia São Paulo, diretor de Jornalismo em São Paulo, diretor da Globo Internacional, entre outras funções. Desde 2023, está à frente dos Estúdios Globo, substituindo Ricardo Waddington e supervisionando todas as produções de entretenimento da emissora.
Sua gestão ficou marcada por decisões polêmicas e pela busca constante de renovação. Apesar da criação do Globoplay e da modernização de formatos, Amauri também foi criticado internamente, especialmente após priorizar tramas rurais e remakes de novelas. Ele foi acusado de vetar cenas de beijos entre casais gays em produções recentes como Vai na Fé e Terra e Paixão. Ainda assim, permanece como uma figura central nas definições estratégicas da Globo, comandando as principais decisões até o momento da transição.
A Comunicação da Globo procurou a Contigo e deu um posicionamento oficial sobre essa notícia. A saber:
"Em reunião com as equipes dos Estúdios Globo hoje de manhã, Amauri lembrou a sua trajetória profissional e na empresa. Perguntado pelos times sobre as duas posições executivas que ocupa, como diretor-geral dos Estúdios Globo e da TV Globo, ele esclareceu que sempre encarou como provisória essa dupla responsabilidade. E contou sobre o estruturado projeto de sucessão praticado em todas as áreas da empresa hoje. Chamou atenção para a recente promoção de Leonora Bardini à diretora-executiva da TV Globo e para a construção de carreira sólida, consistente, natural e transparente da executiva para, em algum momento, sucedê-lo à frente da TV Globo.
Desta forma, Amauri poderá se dedicar exclusivamente aos Estúdios Globo.
Amauri assumiu a direção-geral dos Estúdios há dois anos e, desde então, vem ampliando a diversidade e o volume da produção de conteúdo para todas as plataformas Globo".