Deixar o celular no modo silencioso, ou no "não pertube", algo cada vez mais comum entre pessoas que buscam mais qualidade de vida, pode dizer muito mais sobre a personalidade do que se imagina. Ou até revelar a intenção de fugir do excesso de ligações de telemarketing, mensagens sobre empréstimos duvidosos, falsos brindes e outras abordagens fraudulentas que se multiplicam diariamente.
Segundo a psicologia, esse simples ajuste nas configurações do aparelho está associado a benefícios emocionais, profissionais e até sociais, como apontam pesquisas recentes. O Purepeople explica melhor a relação desse botãozinho, que parece operar verdadeiros milagres em um mundo dominado por aplicativos e uma avalanche de notificações.
O estudo que acendeu o alerta sobre o excesso de notificações
Uma pesquisa conduzida pela Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul, analisou como o uso consciente do celular pode contribuir para uma mente mais saudável no ambiente de trabalho. De acordo com os pesquisadores, um programa de treinamento de atenção plena via celular, conhecido como MMT, foi capaz de reduzir o estresse, diminuir o esgotamento emocional e melhorar o engajamento profissional entre trabalhadores de escritório, segundo dados divulgados pela própria universidade.
Após oito semanas de acompanhamento, os resultados foram claros: os participantes apresentaram menos estresse e maior capacidade de concentração. Alguns decidiram ir além e adotaram uma mudança simples, porém transformadora, no di...
Matérias relacionadas
Se você se reconhece nessas frases, de acordo com a Psicologia, você é mais inteligente do que pensa