Robert B. Weide: quem é o diretor 'queridinho' do meme dos créditos finais

Conheça o cineasta e de onde surgiu o meme que é tão consumido nas redes atualmente

16 dez 2025 - 04h59
Resumo
Robert B. Weide é um renomado cineasta norte-americano, premiado com três Emmys, conhecido por seus trabalhos como "Curb Your Enthusiasm" e "Lenny Bruce" e pelo viral meme de créditos finais associado a cenas tragicômicas.
Robert B. Weide recebendo prêmio | frame da cena pós-crédito viral
Robert B. Weide recebendo prêmio | frame da cena pós-crédito viral
Foto: Getty | Reprodução Youtube

Quem consome conteúdo na internet com frequência, com certeza, já deve ter se deparado com o nome de Robert B. Weide. Geralmente, os memes com o nome do cineasta estão associados a conteúdos com teor tragicômico. Apesar de haver diversas publicações, modelos e variações, a estrutura é a mesma: algo grave acontece, há uma surpresa por parte do espectador e, logo depois, o vídeo vai direto para uma cena pós-créditos, com a citação “Directed by Robert B. Weide” — em tradução simples para o português, “Dirigido por Robert B. Weide”.

Mas, afinal, quem é Robert B. Weide e como ele se tornou um fenômeno dos tempos modernos? Pensando nisso, o Terra elaborou um guia sobre tudo o que você precisa saber sobre o cineasta e o viral. Confira:

Publicidade

Quem é Robert B. Weide

Nascido em 1959, Robert B. Weide é produtor e diretor norte-americano de bastante prestígio na indústria cinematográfica. Ao longo de sua carreira, ele já foi indicado ao Oscar e também venceu o Prêmio Emmy.

Robert começou a carreira em meados de 1978, enquanto fazia cursos de produção no Orange Coast College, em Costa Mesa, na Califórnia. Na época, produziu um documentário sobre os irmãos Marx, The Marx Brothers in a Nutshell, que foi exibido em 1982 e se tornou um grande sucesso da PBS.

A partir disso, passou a ganhar reconhecimento na indústria, conquistando espaço para produzir e dirigir outros projetos, como Mort Sahl: The Loyal Opposition (1989), Lenny Bruce: Swear to Tell the Truth (1998), How to Lose Friends & Alienate People (2008) e Curb Your Enthusiasm (2000).

Ao todo, ele recebeu três prêmios Emmy ao longo da carreira, com destaque para Lenny Bruce, que, no mesmo ano, também lhe rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Documentário. O projeto, que retrata a vida do comediante, ganhou visibilidade por contar com narração de Robert De Niro.

Publicidade

Os outros dois prêmios Emmy vieram por: W.C. Fields: Head Up (1986) e Curb Your Enthusiasm (2003).

Entre seus projetos mais recentes estão Woody Allen: A Documentary e Kurt Vonnegut: Unstuck in Time (2021). No primeiro, Weide acompanhou por um ano e meio o polêmico diretor de cinema. Já no segundo, a obra explora a vida do autor Kurt Vonnegut, ao mesmo tempo que mostra o cotidiano do próprio Weide.

O viral

Não é possível cravar quando, de fato, se originou o meme associado ao nome de Robert B. Weide. Entretanto, há registros que apontam que um canal no YouTube postou, ainda na década de 2010, uma montagem bastante semelhante aos conteúdos atuais. Na ocasião, o autor uniu — por meio de edição de vídeo — o final de O Nevoeiro, de Stephen King, com a cena pós-créditos assinada por Robert B. Weide, justamente por causa do desfecho tragicômico da obra.

Para contextualizar, no final de O Nevoeiro, um dos personagens termina por assassinar um grupo inteiro de sobreviventes, incluindo o próprio filho, para evitar que sejam mortos por alienígenas. No entanto, logo após cometer o ato, ele percebe que quem se aproxima não são extraterrestres, mas agentes militares. Ou seja, apesar da intenção, ele matou as pessoas à toa.

Publicidade

A música usada nessa e em muitas outras montagens é Frolic, de Luciano Michelini, que chegou a ser utilizada pelo próprio Robert B. Weide na cena pós-créditos de Curb Your Enthusiasm (2003), série de comédia protagonizada por Larry David.

Em uma das cenas, Larry interage com uma pessoa com Síndrome de Tourette, que acaba proferindo diversos palavrões. Sensibilizado por um movimento de pessoas que raspam a cabeça para apoiar pacientes com câncer, ele decide aplicar a mesma lógica ao distúrbio comportamental. No fim, a cena termina com ele e todos os presentes falando palavrões. Nisso, a famosa cena pós-crédito sobe e Frolic toca.

Agora que você conhece o autor e a origem, confira alguns memes no mesmo estilo: 

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se