As Spice Girls lançavam seu primeiro single há exatos 30 anos. Em 26 de junho de 1996, o grupo pop britânico enviou para as rádios japonesas a música "Wannabe", que veio a se tornar seu primeiro sucesso. A faixa chegou primeiro ao Japão como parte de uma estratégia da Virgin Records, que desde o início apostava na internacionalização do grupo formado por Emma, Geri, Mel B, Mel C e Victoria.
> Confira todas as notícias sobre as Spice Girls no POPline!
Leia mais:
- Madonna, Katy Perry e Spice Girls celebram mês do orgulho LGBTQIAPN+
- Spice Girls: site expõe patrimônio de cada uma, e fortuna de Victoria impressiona
"Wannabe", de fato, se tornou um fenômeno mundial, apresentando as Spice Girls para todo o planeta. O single puxou o disco "Spice", que saiu três meses depois e superou as 23 milhões de cópias vendidas mundialmente. Composta pelas cantoras com os produtores Matt Rowe e Biffco, a música foi rapidamente percebida como um ponto de virada no mundo da música.
Ela impulsionou o pop teen dos anos 1990 e se tornou um hino de empoderamento feminino, o famoso "girl power". O impacto de "Wannabe" na cultura pop é inegável, e seu legado segue vivo até hoje.
Cover no K-Pop
A música ganhou uma versão na voz do girlgroup de K-Pop Girls' Generation em 2009. Elas fizeram o cover em programas de rádio e TV.
Uso na TV e no cinema
"Wannabe" é cantada em filmes como "O Galinho Chicken Little" (2005) e "Madagascar 3: Os Procurados" (2012), e também em programas de TV, como "One Tree Hill" (2007), "Glee" (2013), "Os Muppets" (2015) e "Uma Família da Pesada" (2016).
Versão no funk carioca
"Wannabe" ganhou uma versão brasileira em 2015, nas mãos da funkeira MC Mayara. A música virou "Mereço Muito Mais" e foi gravada com MC Mercenária, MC Baby Liss e DZ MC.
Uso de "Wannabe" pelas Nações Unidas
Em 2016, as Nações Unidas usaram "Wannabe" em uma campanha em prol da igualdade de gêneros, chamada #WhatIReallyReallyWant. Victoria Beckham, na ocasião, declarou: "O quão fabuloso é o legado de girl power das Spice Girls ser usado 20 anos depois para encorajar e empoderar toda uma nova geração de mulheres?".
Diplo e Charli XCX retrabalharam "Wannabe"
O DJ e produtor Diplo também retrabalhou o hit das Spice Girls no single "Spicy", com Charli XCX e Herve Pagez, em 2019.
Reality show da HYBE
O primeiro single das Spice Girls foi determinante na formação do grupo KATSEYE. A HYBE, empresa por trás do grupo, botou quatro candidatas para fazer uma performance desta música no reality show "Dream Academy". Duas participantes se destacaram tanto que, embora não tenham entrado no KATSEYE, foram selecionadas para outro grupo da empresa, o Saint Satine. A performance delas para "Wannabe" tem 7,7 milhões de visualizações no YouTube.
O post "Wannabe" faz 30 anos e legado da música das Spice Girls é notável até hoje apareceu primeiro em POPline.