John Lydon, nascido Johnny Rotten, não teve notícias de nenhum de seus ex-companheiros de banda no Sex Pistols e, em uma nova entrevista, ele parece ser a única pessoa na Terra surpresa com esse fato. "Eu esperava algum tipo de conexão quando [minha esposa] Nora morreu [em 2023], mas nada", ele disse recentemente ao The Times.
A revelação de Lydon vem após anos de brigas com o guitarrista Steve Jones, o baixista Glen Matlock e o baterista Paul Cook. Jones e Cook processaram Lydon em 2021 pelo uso da música dos Pistols na minissérie Pistol de Danny Boyle, baseada nas memórias de Jones. Lydon perdeu o processo, e os músicos alegaram que um "acordo de regra da maioria" permitiu que eles anulassem o veto de Lydon. Os três ex-Pistols já reuniram a banda sem Lydon, contratando Frank Carter como vocalista para turnês recentes.
Quando o Times perguntou se Lydon consideraria se reunir com seus ex-companheiros de banda, ele deu uma resposta de uma palavra: "Não".
Lydon acrescentou que acreditava que a série Pistol era "terrível", embora tivesse esperanças para ela apesar de suas objeções públicas. "Algo em mim queria que fosse boa, mas poderia muito bem ter sido sobre a Família Partridge", disse ele. "Não gosto de nada relacionado a isso porque não fui convidado a contribuir".
A forma como os outros Sex Pistols evitaram Lydon nos últimos anos não é surpresa para ninguém que acompanhou a banda. Em uma entrevista recente para a Rolling Stone, Jones lembrou de ter tentado quebrar o próprio pulso para dar um fim prematuro a uma reunião dos Pistols em 2008 com Lydon porque "eu nunca mais quis sair com [Lydon]". Matlock descreveu o comportamento de Lydon na turnê como "infantil".
O baterista Cook rejeitou completamente a ideia de se reunir com Lydon para uma turnê de 50º aniversário de Never Mind the Bollocks em 2017. "Nós não iríamos querer fazer isso, e John definitivamente não iria querer fazer isso depois do que aconteceu", ele disse na entrevista à Rolling Stone. "Então, é isso. E eu não quero fazer isso com John de qualquer forma".
Em 2017, Jones disse à Rolling Stone que ele não tinha "nenhuma amizade" com Lydon. "Ele mora em Los Angeles, eu moro em Los Angeles, mas simplesmente não conversamos", ele disse. "Acho que a última vez que falei com ele foi em 2008, quando fizemos uma turnê pela Europa. Não tenho nenhum desejo de falar com ele e ele não tem nenhum desejo de falar comigo. Isso é totalmente aceitável".
Embora tanto a reunião dos Pistols com Carter quanto a banda pós-punk de Lydon, Public Image Ltd., tenham datas de shows programadas para a Europa no próximo verão, nenhuma das datas coincide. Nenhum dos grupos tem atualmente datas programadas para os Estados Unidos.