Especial 'Madame X': Madonna chega aos anos 2000

Novo disco da rainha do pop, que será lançado na sexta-feira, conta com participações especiais de artistas como Maluma e Anitta

13 jun 2019 - 07h10
(atualizado às 10h00)

O aguardado novo disco de Madonna, Madame X, será lançado na sexta-feira, 14. Com 5 singles lançados até o momento - Medellín, I Rise, Crave, Future e Dark Ballet - o disco conta com participações especiais de artistas como Maluma e Anitta.

Como aquecimento, o Estado preparou uma série de conteúdos especiais que revisitam a carreira da rainha do pop. Relembre os momentos mais importantes de Madonna nos anos 90.

Publicidade

Oitavo álbum de estúdio de Madonna, Music foi lançado em setembro de 2000. A maioria das dez faixas foi produzida com o músico suíço Ahmadzaï; o britânico Orbit também foi peça fundamental na composição do disco.

Music traz as raízes eletrônicas de Madonna misturadas à influências do rock, do country e do folk. No material gráfico do disco e no vídeo do single homônimo, Music, Madonna adota uma identidade visual de uma luxuosa cowgirl. O disco foi bem recebido por público - vendeu quatro milhões de cópias nos primeiros dez dias - e pela crítica, recebendo cinco indicações ao Grammy.

Um marco da época foi o clipe de What It Feels Like for a Girl, que mostrava Madonna cometendo atos de vandalismo. O vídeo foi banido pelos canais de música MTV e VH1.

Em 2002, Madonna lançou Die Another Day, música tema do filme 007: Um Novo Dia para morrer.

Publicidade

No ano seguinte, a cantora lançou seu nono álbum de estúdio, American Life, uma crítica à sociedade estadunidense. O vídeo da música que dá nome ao disco foi cancelado por conter imagens de guerra e violência - à época, os Estados Unidos estavam em guerra contra o Iraque.

Uma nova geração do pop começava a despontar, liderada por artistas como Britney Spears e Christina Aguilera. Em uma performance no prêmio VMA, da MTV, Madonna beijou as duas enquanto apresentava a música Hollywood.

Os anos 2000 também marcaram a entrada de Madonna no mundo da literatura infantil. Em 2003, a cantora lançou o livro The English Roses, que contava a história de quatro estudantes que tinham inveja umas das outras. À época, foi o livro infantil mais vendido de todos os tempos.

Em 2004, Madonna se tornou a quinta fundadora do Hall da Fama da Música do Reino Unido, ao lado de Beatles, Elvis Presley, Bob Marley e U2.

No ano seguinte, Madonna lançou o álbum Confessions on a Dance Floor, que venceu um Grammy de Melhor Álbum de Música Eletrônica. Hung Up, escolhida como single do disco, foi a música mais tocada em 40 países, o que rendeu um recorde no Guinness Book.

Hard Candy chegou em abril de 2008 e contou com colaboração de grandes nomes do Pop e do R&B, como Justin Timberlake, Timbaland e Pharrell Williams. A década se encerrou com Madonna se tornando a artista com mais singles vendidos nos Estados Unidos e a mais tocada no Reino Unido.

Publicidade

 

Veja também

 

Madonna está de volta! Relembre algumas polêmicas da diva
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se