Nesta segunda, 22, o lendário guitarrista e compositor do Queen, Brian May, fez uma revelação surpreendente. Durante um programa especial de Natal que apresentou na rádio Planet Rock, ele tocou uma música inédita do Queen pela primeira vez.
Intitulada "Not For Sale (Polar Bear)", a faixa deveria fazer parte do segundo álbum do grupo britânico, Queen II (1974), mas nunca foi incluída no repertório. Uma versão pirata da música da época do grupo Smile, fundado por May antes de entrar para o Queen, já teria circulado entre o público.
A canção mistura várias vozes, uma das quais parece ser a do vocalista Freddie Mercury. "É uma canção de muito tempo atrás, mas até onde sei, ninguém nunca ouviu esta versão", anunciou o guitarrista (via Folha de S. Paulo). "Apresento esta versão [aqui], pois tenho curiosidade de ver as reações do público".
Segundo May, a música constará da reedição do álbum, que tem lançamento previsto para 2026. Escute a seguir "Not For Sale (Polar Bear)", do Queen:
https://www.youtube.com/watch?v=Oz7KhMqEWAk
A trajetória de Brian May
May iniciou sua carreira musical na banda Smile, formada em 1968 por ele, Tim Staffell (voz) e Roger Taylor (bateria). O grupo chegou a gravar seis músicas, mas se separou em 1970. Com a saída de Staffell e a entrada de Freddie Mercury, o Smile se transformou no Queen. Em 1971, John Deacon assumiu o baixo, completando a formação original de uma das bandas de rock mais emblemáticas de todos os tempos.
May deixou seu nome na história graças a seus riffs e solos de guitarra icônicos e à criação de hinos do rock como "We Will Rock You" e "The Show Must Go On", "Who Wants to Live Forever", "Save Me", e "I Want It All".
Após a morte de Mercury, em 1991, May se dedicou a projetos solo e lançou seu álbum principal, Back to the Light (1992), mais pessoal e introspectivo do que a obra do Queen. Em 1998, ele lançou seu segundo disco, Another World.
Mas May não se limita à música: em 2007, ele concluiu seu doutorado em Astrofísica pelo Imperial College London e colaborou com a NASA, participando da missão New Horizons a Plutão e da missão OSIRIS-REx. Ele foi nomeado CBE (Comandante da Ordem do Império Britânico) e, mais tarde, Cavaleiro pelo Rei Charles III por seus serviços à música e à caridade.
Apesar da trágica morte de Mercury em 1991 e da aposentadoria de Deacon em 1997, o legado do Queen é mantido vivo até os dias de hoje. May e Taylor continuam fazendo turnês mundiais ao lado de Adam Lambert, vocalista substituto desde 2011.