O álbum mais bem gravado da história do metal, segundo Dave Grohl

Líder do Foo Fighters teve a oportunidade de trabalhar em 2004 com antigo líder da banda responsável pelo disco citado — que é do Brasil

20 dez 2025 - 11h45

Dave Grohl admite que escuta e tira inspiração de vários gêneros musicais para seu trabalho no Foo Fighters. Entretanto, o frontman nunca escondeu sua apreciação pelo metal. E ele definiu um álbum brasileiro como a melhor gravação da história do gênero.

Dave Grohl durante apresentação no Coachella 2025
Dave Grohl durante apresentação no Coachella 2025
Foto: Scott Dudelson/Getty Images for Coachella / Rolling Stone Brasil

Em entrevista de 2004 à Q Magazine (resgatada via Foo Archive), Grohl recomendou 20 músicas de metal para compreender a evolução do estilo. Quando chegou a hora de falar sobre "Roots Bloody Roots", do álbum Roots (1996), o ex-integrante do Nirvana não poupou elogios ao Sepultura.

Publicidade

Ele disse:

"O álbum Roots é a melhor gravação de uma banda de metal que já ouvi na vida. Produzido por Ross Robinson, mixado por Andy Wallace. É incrível. 'Roots Bloody Roots' incorporou ritmos brasileiros com a bateria e é tão poderosa. É uma música de metal com o carnaval passando no meio de tudo."

https://www.youtube.com/watch?v=F_6IjeprfEs

Sepultura, Max Cavalera e Dave Grohl

Lançado em 1996, Roots se tornou um dos lançamentos de metal mais influentes dos anos 1990. É descrito por muitos como um dos pioneiros do movimento nu metal, que ganhou o mundo no final da década. Estima-se que, ao todo, mais de dois milhões de cópias tenham sido vendidas no planeta.

Posteriormente, Grohl até teve a oportunidade de trabalhar com um integrante do Sepultura, hoje fora da formação. Max Cavalera, ex-vocalista e guitarrista do grupo brasileiro, foi um dos convidados do seu projeto paralelo Probot, no qual recrutou algumas de suas vozes favoritas no metal preferidos. Os dois colaboraram na música "Red War", a segunda faixa do álbum Probot (2004).

Publicidade

Outras dicas do líder do Foo Fighters

O resto da lista de Dave Grohl explorou a história do metal a fundo. O cantor e guitarrista citou Led Zeppelin, Black Sabbath, Iron Butterfly, todos precursores do estilo, junto com artistas obscuros tal qual The Obsessed, Trouble e Metal Church.

Ele também incluiu nomes mais famosos dos anos 1980 para cá, tais quais Metallica, Judas Priest, Megadeth, Voivod, Slayer e Melvins. E deixou como recomendação máxima "Ace of Spades", do Mötorhead.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se