Alok lançou na última sexta, 19, o EP Gil by Alok & Friends Remixes, projeto que promove o encontro entre a obra de Gilberto Gil e a música eletrônica. A ideia aqui é simples: trazer os clássicos da MPB, reinterpretados por alguns dos nomes mais relevantes da cena eletrônica nacional.
O projeto reúne seis faixas inéditas, inspiradas em quatro canções emblemáticas do repertório de Gil: "Palco", "Toda Menina Baiana", "Tempo Rei" e "Maracatu Atômico" em releituras que mantêm a essência melódica e lírica das obras originais, mas ganham novos contornos rítmicos e texturas eletrônicas.
Além de Alok, o projeto conta com colaborações de Bhaskar, Maz, Mozambo, unfazed, WatzGood e SOMETHING ELSE.
A parceria entre Alok e Gilberto Gil ganhou contornos ainda mais simbólicos em junho deste ano, quando Gil participou do show Keep Art Human, em São Paulo. Nos bastidores, o músico baiano demonstrou curiosidade sobre o universo eletrônico e chegou a aprender, de forma informal, o funcionamento das pick-ups de Alok, em um momento que sintetizou a troca artística entre os dois.
"Poder revisitar esse repertório foi um desafio muito bonito. Fiz tudo com muito cuidado, porque são canções que carregam história, memória e afeto do Brasil inteiro. Espero que essas versões temperem a obra do Gil sem nenhuma perda de seus sabores originais e com uma energia que alcance todos os públicos", declarou Alok sobre o EP.
Para Gil, o pedido foi recebido com alegria: "Alegria porque sei do reconhecimento que ele tem no mundo todo, fruto da excelência com que se dedica a tudo o que faz, e também porque gosto de ver canções de outros momentos da minha vida ganhando novas roupagens e se permitindo chegar em universos ainda desconhecidos e que ainda as desconhecem. São quatro músicas queridas do meu repertório que estão em ótimas mãos. As festas aqui de casa acabam de ganhar novas faixas".
https://open.spotify.com/album/49cihgOKPiN3SCQp2rkXx9