A última apresentação de Arlindo Cruz ocorreu como convidado especial em um musical sobre Cartola, no Teatro Carlos Gomes, em 2017; depois, um AVC hemorrágico o afastou definitivamente dos palcos.
A última apresentação de Arlindo Cruz, que morreu nesta sexta-feira, 8, não foi propriamente um show. De acordo com o biógrafo do artista, Marcos Salles, a última vez que o cantor subiu ao palco foi para fazer uma ponta em um musical, no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O último palco em que ele pisou foi aqui no Rio, no Teatro Carlos Gomes, no musical do Cartola. Ele era o convidado especial daquela noite", disse o escritor do livro O Sambista Perfeito: Arlindo Cruz, em participação no Brito Podcast, veiculado no YouTube no mês passado.
Além de convidado, o músico também foi um dos compositores do samba-enredo que foi cantado na peça, junto a Igor Leal. Pouco antes da estreia do espetáculo, o próprio Arlindo comentou sua participação na obra.
"A ideia é fazer com que as pessoas saiam sonhando e lembrando do musical. É a primeira vez que faço trilha para teatro e, já na minha estreia, falo desse mestre, que influenciou minha geração e é um personagem que balizou a música", disse ele, em entrevista concedida ao jornal Extra, em 2017.
"O refrão da música que compomos diz: 'A sorrir eu pretendo levar minha vida inteira. Ouvindo Cartola. Curtindo Mangueira'. Estamos evocando Cartola", completou o artista, ex-integrante do Fundo de Quintal.
Em 17 de março de 2017, Arlindo Cruz tinha um show marcado em Osasco, cidade localizada na região da Grande São Paulo. Entretanto, naquela noite, o show foi cancelado após ele sofrer um AVC hemorrágico. Após isso, o músico nunca mais retornou aos palcos.