Roberto Justus denuncia golpe que usa IA para simular vídeo dele sobre investimentos

Empresário destaca que não tem vínculo com a plataforma divulgada e alerta que pessoas já perderam dinheiro com a fraude

7 nov 2026 - 15h00
Roberto Justus é considerado um dos empresários mais famosos do Brasil
Roberto Justus é considerado um dos empresários mais famosos do Brasil
Foto: Reprodução/Instagram/@robertoljustus

O empresário Roberto Justus, de 71 anos, fez um alerta neste sábado, 7, sobre um golpe que utiliza inteligência artificial para reproduzir sua imagem e sua voz em um vídeo relacionado a investimentos.

O apresentador negou ter gravado o material e afirmou que não possui qualquer ligação com a plataforma anunciada. Em uma publicação nas redes sociais, ele também contou que algumas pessoas já tiveram prejuízos financeiros em razão da fraude.

Publicidade

“É lamentável que esse tipo de conteúdo seja criado e prejudique as pessoas. Não tinha feito esse aviso antes pois consegui tirar do ar assim que tomei conhecimento”, disse.

Justus relatou ainda que recorreu à Justiça e obteve a remoção do vídeo, mas que o conteúdo segue circulando. Na legenda da postagem, o empresário afirmou que continua recebendo mensagens de pessoas que questionam a veracidade do material.

Diante da situação, ele pediu que os seguidores não compartilhem o vídeo e ajudem a alertar outras pessoas sobre a fraude. "Não cliquem no link, não passem seus dados e não façam nenhum depósito", reforçou.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se