Uma pessoa emocionalmente imatura tem dificuldade em regular as próprias emoções, demonstra pouca responsabilidade emocional, falta de empatia e dificuldade em assumir responsabilidades. Seu comportamento costuma ser impulsivo, motivado por emoções que ainda não aprendeu a gerenciar com inteligência emocional.
O psicólogo Nicolás Salcedo usou suas redes sociais para nos alertar sobre os sinais que indicam que estamos lidando com uma pessoa emocionalmente imatura.
ELES ESTÃO CONSTANTEMENTE NA DEFENSIVA
Pessoas maduras sabem aceitar críticas, especialmente as construtivas; elas entendem que não se trata de um ataque pessoal ou à sua personalidade. Mas Salcedo explica que "mesmo que seja uma crítica construtiva, elas a perceberão como um ataque". Quando isso acontece, o especialista alerta que elas irão discutir com a crítica, evitá-la ou distorcê-la para se esquivar da responsabilidade.
Os especialistas do Mundo Psicólogos afirmam que as pessoas que frequentemente se mostram defensivas muitas vezes não têm consciência disso, e essa atitude pode ser fruto de insegurança, reação a um trauma ou outros motivos. Essa resposta defensiva é uma ferramenta que utilizam quando não conseguem lidar com a situação, um sinal de imaturidade emocional.
ELES DESVIAM A CULPA
Em Psicologia, o senso de agência refere-se à capacidade de uma pessoa perceber suas próprias ações como verdadeiramente suas. Ou seja, reconhecemos que temos um papel ativo em nossas experiências, mesmo que esse papel seja negati...
Matérias relacionadas